Quiosques, trailers, barracas de alimentação e ambulantes em Palmas

Palmas está cheia de estabelecimentos que funcionam em quiosques e trailers, oferecendo almoços a preços populares, higiênicos e de excelente qualidade, que empregam centenas de profissionais de baixa e alta qualificações, com boas remunerações.

Eles estão por toda parte da cidade, desde o centro até qualquer ponto da periferia de Palmas, vendendo uma imensa variedade de alimentos preparados na hora. Em muitas ruas de Palmas, é possível ver, às 6 horas da manhã, pequenas barraquinhas vendendo café, bolos, salgados, biscoitos e quitandas. Às 7 horas da manhã, o palmense já consegue comer uma boa buchada, um chambari (nome popular usado no Tocantins para chambaril – ossobuco) e uma panelada nas barraquinhas e trailers espalhados pela cidade, nas ruas, praças, áreas verdes e debaixo dos pés de manga. Nesses pequenos comércios, encontrados em toda a cidade, é possível consumir caldo de cana, pastel frito na hora, frango assado (na churrasqueira ou na brasa), paçoca de carne de sol socada no pilão, água de coco verde, algodão doce, pamonha, açaí, guaraná da Amazônia, cuscuz e tapioca, dentre outras variedades de alimentação.

Em muitos pontos, os ambulantes oferecem milho cozido e milho assado. E os carros fazem fila para comprar a iguaria, extremamente popular no Norte do Brasil. Em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e outros do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as pessoas nem imaginam que seria possível comer milho assado no meio da rua. Mas, no Tocantins, isso é perfeitamente normal, e as pessoas adoram.

A Cidade de Palmas está cheia de estabelecimentos que funcionam em quiosques e trailers, oferecendo almoços a preços populares, higiênicos e de excelente qualidade. Eles começam a servir refeições às 7 da manhã e só encerram suas atividades diárias depois das 15 horas; alguns funcionam até mesmo em finais de semana e feriados, como é o caso dos comércios da feirinha da gastronomia (antiga feira da Gambira), localizada no início da Avenida JK, no centro de Palmas.

Mas quem pensa que o funcionamento desses estabelecimentos só acontece de dia está enganado. Um grande número de trailers abrem suas portas no início da noite, oferecendo espetinhos e as famosas “jantinhas” (que são espetinhos acompanhados com arroz, mandioca cozida, feijão tropeiro e vinagrete), além de um cardápio extremamente variado de pizzas, sanduíches e outras iguarias.

Nas nove praias de Palmas (Praia da Graciosa, Ilha Canela, Praia do Prata, Praia do Caju, Praia das Arnos, Praia dos Buritis, Praia do Segredo, Praia do Paredão e Praia do Funil), centenas de estabelecimentos gastronômicos e ambulantes também completam o leque de opções de cardápios em estabelecimentos populares e não convencionais de comidas regionais da Capital do Tocantins. Mas, nas praias, os preços já não são nada populares, tendo em vista que são zonas turísticas e o público que frequenta esses pontos (normalmente das classes mais abastadas) está ali para curtir e dinheiro não é problema.

Muitos podem até pensar que essas atividades comerciais não são assim tão rentáveis, mas há estabelecimentos em Palmas que chegam a faturar mais de R$2.000,00 por dia, de segunda a sábado, e empregam centenas de profissionais de baixa e alta qualificações, com boas remunerações. Muitos comerciantes (hoje empresários) começaram há alguns anos com quase nada e hoje já têm casas próprias, carros zero km e filhos cursando boas universidades.

Foto: Flávio Clark

MAIS FOTOS

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News