Brasileirão: São Paulo e Grêmio vencem e escalam na tabela; veja todos os gols do sábado

Fortaleza também ganha e afunda Vasco. Rodada ainda teve dois empates por 1 x 1 e manifestações contra o racismo. Neste domingo, acontecem mais cinco jogos – saiba horários e onde assistir.

Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Grêmio conquistaram, nesse sábado, 27, importantes vitórias para subir na tabela. Outro Tricolor que ganhou bem foi o Fortaleza, afundando ainda mais o Vasco da Gama.

A rodada é marcada pelas manifestações coletivas conjuntas dos jogadores e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) contra o racismo. Além de um vídeo com várias celebridades destacando que “com racismo, não tem jogo”, os próprios jogadores e a arbitragem começaram e vão começar neste domingo, 28, todas as partidas sentados, por um período de vários segundos, como forma de protesto.

Toda essa mobilização vem na esteira da defesa do craque brasileiro do Real Madrid Vinícius Júnior, vítima de vários atos racistas na Espanha, o último deles em Valência, há uma semana.

Surpresa e escalada na tabela
O Grêmio surpreendeu e, mesmo com um time completamente reserva, superou o Athletico Paranaense por 1 x 2, na Arena da Baixada, em Curitiba, diante de quase 26 mil pessoas. Os donos da casa foram superiores na posse de bola (66% x 34%) e finalizações (16 x 10). Nas conclusões certas, houve empate – 4 x 4. Os números crus, no entanto, não demonstram o que foi a partida. O Grêmio começou bem melhor e, antes de abrir o placar com Cuiabano, em chute forte da entrada da área aos 31 minutos de jogo, havia tido algumas chegadas bem perigosas, inclusive criando chances reais de gol.

Vítor Roque empatou para os paranaenses aos 34, com bela definição na frente do goleiro. O jogo seguiu equilibrado até o intervalo. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Bruno Uvini aproveitou escanteio e fez 1 x 2. Depois disso, o Furacão até tentou atacar, mas sem efetividade e clareza. A melhor chance para empatar acabou sendo um chute de fora da área de Canobbio, defendido pelo goleiro Adriel.

O Grêmio agora é o quarto colocado do campeonato, com 14 pontos. Os paranaenses estão na décima posição, com dez pontos.

Cuiabano comemora gol gremista em Curitiba


Virada ao lado da massa
Apoiado pela quase totalidade dos 45,4 mil presentes no Morumbi, o São Paulo derrotou o Goiás, de virada, pelo placar de 2 x 1. Com o resultado, o Tricolor Paulista dormiu na terceira posição, com 15 pontos. O time não perde pelo Brasileirão há sete jogos. O Esmeraldino é o 16º com sete pontos.

O São Paulo dominou as ações ofensivas, teve muito mais posse de bola (68% x 32%), o dobro de finalizações (16 x 8) e acertou mais no alvo (6 x 4). No entanto, o Goiás também chegou ao ataque com muito perigo, teve excelentes oportunidades e obrigou o goleiro Rafael a fazer duas grandes defesas.

O primeiro tempo terminou com vantagem verde, através do gol marcado por Waguinho, de cabeça. Os dois times tiveram bons ataques, mas apenas o Esmeraldino conseguiu capitalizar em gol.

No segundo tempo, o São Paulo voltou com tudo para o ataque, mas corria riscos nas investidas goianas. Aos 12 minutos, chegou o empate, em um lance no qual o Tricolor Paulista contou com a sorte. Chute forte de Pablo Maia de longe, a bola bate em um defensor do Goiás e engana o goleiro Tadeu: 1 x 1.

David comemora gol da virada tricolor no Morumbi

O São Paulo seguiu atacando, só que o Goiás reagia. Rafael, inclusive, fez uma defesa milagrosa, enquanto Tadeu via a bola passar perto da sua meta e bater no poste. Nos acréscimos, a zaga do Goiás fracassa na tentativa de cortar um escanteio e a bola fica livre para David encher o pé e virar o jogo, para delírio da massa presente.

Fortaleza afunda o Vasco
No Castelão, com 37,6 mil pessoas, o Fortaleza derrotou o Vasco da Gama por 2 x 0, complicando ainda mais a situação do cruzmaltino na tabela. Agora, o Leão do Pici é o nono colocado com 13 pontos, enquanto os cariocas estão abrindo a zona de rebaixamento na 17ª posição com seis pontos.

Os dois gols do Fortaleza só saíram no final do jogo, ambos de cabeça – Thiago Galhardo, aos 42 minutos do segundo tempo, e Sílvio Romero, quando o relógio já estava no quarto minuto de acréscimo.

Contudo, esse fato não reflete qualquer paridade na partida. Já no primeiro tempo, o Fortaleza teve duas chances cara a cara com o goleiro desperdiçadas. Além disso, houve várias outras chegadas perigosas. O Vasco também tentava atacar, e chegou a acertar a trave em lindo chute de fora da área.

No segundo tempo, a mesma coisa. Leo Jardim, goleiro do Vasco, destacou-se, fazendo boas defesas. A posse de bola ficou em 49% x 51%, mas nas finalizações o Fortaleza foi melhor: 15 x 11. Além disso, o Tricolor Cearense acertou muito mais o alvo – 6 x 1.

Empates no Maracanã e na Arena Pantanal
Com mais de 65 mil presentes no Maracanã, Flamengo x Cruzeiro empataram pelo placar de 1 x 1. O resultado interrompeu a sequência de três vitórias consecutivas do Rubro-negro, que agora é o oitavo com 13 pontos. Os azuis, também com 13 pontos, estão na sexta colocação, por causa da vantagem em critério de desempate.

O jogo começou muito movimentado, com um golaço do Cruzeiro marcado por Marlon, logo aos 5 minutos. Ele participou de uma linda jogada coletiva na ponta esquerda e, sem ângulo, disparou uma bomba espetacular para o fundo da rede de Matheus Cunha. A bola ainda chegou a tocar no travessão e na trave antes de entrar.

O Flamengo teve chance de empatar logo em seguida, por meio de um pênalti. No entanto, Gabriel atirou na trave e ainda pegou o rebote, o que caracteriza infração, pois são dois toques do mesmo jogador em lance de bola parada.

O jogo tinha as duas equipes atacando e o Mengão conseguiu o empate com Ayrton Lucas, em jogada de linha de fundo pela direita, que foi completada pelo lateral esquerdo do outro lado.

No segundo tempo, o panorama mudou muito. Praticamente, só o Cruzeiro atacou com qualidade e teve diversas chegadas para voltar à frente do placar. A falta de precisão, porém, impediu que o segundo gol celeste acontecesse. Nos acréscimos, o Flamengo chegou a ter duas boas chances com Gabriel, mas nenhuma delas foi bem concluída.

O Flamengo teve vantagem na posse de bola (62% x 38%), mas finalizou menos (14 x 18) e foi amplamente superado nas conclusões certas (2 x 6).

Já na Arena Pantanal, o Cuiabá só empatou pelo placar de 1 x 1 com o lanterna Coritiba. O Dourado abriu o placar com Fernando Sobral logo aos 3 minutos de jogo, em um lance de muita sorte, pois ele encobriu o goleiro adversário em um cruzamento completamente torto da ponta direita.

O Coxa empatou com Robson, de cabeça, aos quatro minutos do segundo tempo. O Cuiabá teve mais chegadas no segundo tempo, mas também correu riscos. O placar não se alterou mais.

Durante o jogo, os donos da casa tiveram menos posse de bola (43% x 57%). Porém, finalizaram mais (10 x 8) e as conclusões certas terminaram (3 x 2). O Cuiabá está na 13ª posição com oito pontos. Último colocado, o Coritiba apenas chegou ao terceiro ponto.

Domingo com cinco jogos: saiba onde assistir
No domingo, 28 de maio, às 16 horas, tem Corinthians x Fluminense, na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida que será transmitida pela Globo/TV Anhanguera para o Tocantins. O Timão busca sua primeira vitória sob o comando do treinador Vanderlei Luxemburgo. No mesmo horário, em jogo disponível só no Premiere para o Tocantins, tem Internacional x Bahia, no Beira Rio, em Porto Alegre.

Às 18h30, em um dos destaques da rodada, Atlético Mineiro x Palmeiras disputam três pontos no Mineirão, em Belo Horizonte. Os dois times vêm fazendo boas campanhas. O jogo só será transmitido pelo Premiere. Também às 18h30, e com transmissão do Sportv, Bragantino x Santos enfrentam-se no Nabizão, em Bragança Paulista.

Para fechar a rodada, o líder Botafogo recebe o vice-lanterna América Mineiro, às 19 horas, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. A partida é de exclusividade do Premiere.

Confira os gols e melhores momentos de todas as partidas desse sábado:
Athletico Paranaense 1 x 2 Grêmio
Fortaleza 2 x 0 Vasco da Gama
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
Cuiabá 1 x 1 Coritiba
São Paulo 2 x 1 Goiás

Confira os jogos deste domingo, 28, horários e onde assistir:
16h00 – Corinthians x Fluminense – Globo (TV Anhanguera) e Premiere
16h00 – Internacional x Bahia – Premiere
18h30 – Atlético-MG x Palmeiras – Premiere
18h30 – Bragantino x Santos – Sportv e Premiere
19h00 – Botafogo x América-MG – Premiere

Fotos: Rubens Chiri/São Paulo e Lucas Uebel/Grêmio

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News