O Senado Federal aprovou, nessa quarta, 24, a criação no Senado do Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics, bloco formado pelos países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na justificativa para a criação da Frente (PRS 11/2023), o autor, o Senador tocantinense Irajá (PSD/TO), destaca o relatório do Itamaraty, apontando que o Bloco corresponde a cerca de 23% do PIB global.
“Essa Frente Parlamentar do Brics é extremamente estratégica para a economia do país. Nós precisamos lembrar que esse grupo representa o Brasil, a Rússia, a China, a Índia e a África do Sul, cinco das nações mais importantes e emergentes do mundo”, destacou Irajá.
O parlamentar explicou, ainda, que: “a China é o principal parceiro comercial do Brasil, sendo que um terço das nossas exportações são justamente para a China; tudo o que nós produzimos de alimentos, de minérios, entre outras commodities, tem como destino o mercado consumidor chinês”.
Por fim, Irajá disse que é preciso estabelecer uma relação propositiva e saudável com as cinco nações, para que, cada vez mais, possa ser estimulada a ampliação. “Repito, são nações emergentes e estratégicas na economia do planeta.” O projeto segue agora para promulgação.
Com informações da Agência Senado e da Assessoria de Imprensa