“Vamos buscar mecanismos para fortalecer o homem do campo, discutindo e criando oportunidades, além de parcerias para que a tecnologia chegue aos nossos produtores”, destacou o Deputado Federal Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) na manhã desta quinta-feira, 25, durante audiência da Subcomissão da Agricultura Familiar, ocasião em que foi indicado membro do colegiado.
Segundo o parlamentar, é possível avançar e tratar a agricultura familiar desde a forma da produção primária até a implementação de tecnologias de ponta. “Precisamos tirar a velha retórica dos ‘peões’ para transformá-los em empreendedores, para que façam do campo verdadeiras empresas, com sistema de cooperativismo e com tecnologia. E é isso que iremos fazer aqui: projetos que possam beneficiar a agricultura familiar para fortalecer a economia, que terá meu total empenho aqui nessa subcomissão”, ressaltou o Alexandre Guimarães.
Dados
A agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prática emprega 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.