Depois de duas derrotas de virada na semana passada (uma pelo Brasileirão e outra pela Copa do Brasil), o Botafogo não decepcionou sua torcida na noite desse sábado, 20, e derrotou o Fluminense por 1 x 0, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, combinada com o empate do Palmeiras no clássico paulista contra o Santos, o Fogão abriu vantagem na liderança do campeonato e agora tem 18 pontos, três a mais que o Verdão, segundo colocado. O Fluminense está em terceiro, com 13 pontos e pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro nesta rodada.
Diante de 24,7 mil torcedores, o Botafogo foi bem melhor que o rival. Mesmo com 34% de posse de bola, o alvinegro carioca finalizou 21 vezes, sendo sete certas. O Fluminense, com 66% de posse de bola, só concluiu três vezes e não conseguiu sequer uma finalização certa.
Embora sem muitas chances claras, o Botafogo sempre levou mais perigo e criou as melhores oportunidades. O goleiro Fábio fez pelo menos três defesas difíceis. No entanto, o gol só saiu aos 29 do segundo tempo, após um escanteio, seguido de confusão na área e complemento de Víctor Cuesta, deitado, para o fundo da rede.
Mesmo sem produzir quase nada, o Fluminense teve uma grande chance para igualar o marcador. Lelê apareceu livre na frente de Lucas Perri, passou pelo goleiro, mas, desequilibrado, não conseguiu marcar. Depois, o Botafogo até teve mais uma chegada, mas ela não gerou perigo para o gol Tricolor Carioca. O placar de 1 x 0 já era suficiente para manter a liderança e acabou sendo bastante comemorado pelos jogadores e torcedores presentes.
Vitória eletrizante no Morumbi lotado
Com o apoio da maioria esmagadora dos 57,4 mil presentes no Morumbi, o São Paulo derrotou o Vasco pelo placar de 4 x 2. A partida foi eletrizante e equilibrada, decidida apenas nos minutos finais.
Embora tenha feito um bom enfrentamento, o Vasco pagou caro pelas várias falhas defensivas e a falta de pontaria. Os paulistas tiveram 53% de posse de bola, contra 47% dos cariocas. Já nas finalizações, o São Paulo conseguiu 15, sendo sete no alvo, enquanto o Vasco fez 17, sendo quatro certas.
O Vasco começou melhor e teve duas chegadas com bastante perigo, mas sem sucesso. Então, em boa jogada pela esquerda, o São Paulo abriu o placar, em jogada completada por Calleri, aos 24 minutos. O cruzmaltino tentou buscar o empate e, em um contragolpe, o Tricolor Paulista ampliou o placar, em lindo gol de Nestor aos 42 minutos. O Vasco conseguiu descontar em jogada aérea, com o garoto Cauan Barros, aos 45 minutos. Logo no começo do segundo tempo, os cariocas acertaram a trave. Depois disso, os dois times trocaram ataques perigosos, até que, aos 38 minutos, o Vasco empatou o jogo com Matías Galarza, em um chutaço de pé esquerdo de dentro da área.

Aí, foi a vez do São Paulo tentar reagir e dar a vitória para o imenso público presente. E deu certo: o terceiro gol chegou com o zagueiro Lucas Beralado, completando escanteio, aos 44 minutos e, nos acréscimos, Juan fez mais um, em outro lindo contra-ataque paulista.
Virada do Galo no fim
No Couto Pereira, em Curitiba, o Coritiba segue sua grande sequência de resultados negativos e foi derrotado por 1 x 2 pelo Atlético Mineiro, para a tristeza e revolta da quase totalidade dos 20 mil presentes no estádio (houve episódios de violência, com briga de parte da torcida com a Polícia Militar).
Com o resultado, o Coxa agora é o lanterna do campeonato, com apenas dois pontos. O time é o único que ainda não ganhou no campeonato. Já o Galo segue sua escalada de crescimento, com a terceira vitória seguida e está em quarto, com 13 pontos.
O Coritiba começou melhor, levou perigo em alguns lances e abriu o placar com Robson, convertendo pênalti, aos 13 minutos. Depois disso, os dois times trocaram ataques, mas o Atlético já criava boas oportunidades, até que conseguiu empatar com Hyoran aos 37 minutos, cobrando falta lateral que desviou antes de chegar à meta.
No segundo tempo, o atacante Zé Roberto cometeu falta dura em Maurício Lemos. Ele já tinha amarelo e acabou expulso pelo duplo cartão de advertência. Isso mudou os rumos do jogo, com o Galo atacando muito mais, embora o Coritiba, aos 22, tenha acertado a trave em cabeçada de Bruno Gomes.
Foi a única chance do Coxa, pois o Atlético, com 67% de posse de bola durante o jogo e finalizando 19 vezes, sendo oito no gol, obrigava o goleiro Luan Polli a fazer boas defesas. O Coxa, que concluiu dez vezes, das quais quatro certas, se defendia, até que Marcos Vinícius chegou atrasado em uma dividida e derrubou Eduardo Vargas dentro da área. Eram 45 minutos da segunda etapa quando Hulk atirou o pênalti com perfeição: 1 x 2 e vitória assegurada.

Empate sem gols e pouca emoção na Vila Belmiro
Mais de 12,6 mil pessoas praticamente lotaram a Vila Belmiro para ver Santos 0 x 0 Palmeiras. O jogo foi muito equilibrado, mas com poucas oportunidades de gol.
Nas estatísticas, o Santos teve só 38% de posse de bola, mas finalizou as mesmas 12 vezes do Palmeiras, sendo mais efetivo nas conclusões no alvo – 4 x 1. O Palmeiras, único time ainda invicto, é o vice-líder do certame, com 15 pontos, enquanto o Santos está em oitavo, com 11 pontos.
Coelho ganha a primeira
A vitória no meio de semana pela Copa do Brasil deu ânimo ao América Mineiro, que venceu por 2 x 1 o Fortaleza, no Estádio Independência, diante de 2,5 mil pessoas. Foi a primeira vitória do Coelho no campeonato e agora os mineiros estão com quatro pontos, na penúltima colocação. Já o Fortaleza, que perdeu a invencibilidade, está na nona posição, com dez pontos.
Todos os gols do jogo aconteceram no primeiro tempo. Breno Lemos abriu o placar em chute cruzado aos dois minutos, Pochetino empatou aos 26, aproveitando jogada coletiva, e Felipe Azevedo fez um golaço de fora da área, em bola colocada no ângulo aos 33.
No segundo tempo, ambos os times tiveram oportunidades claras, com o América salvando uma bola em cima da linha e, no ataque, acertando a trave com Aloísio.
O Coelho terminou o jogo com 27% de posse de bola, nove finalizações, sendo três certas. O Tricolor Cearense ficou com a bola 73% do tempo, finalizou 16 vezes, das quais seis corretas.
Bragantino derrota Furacão
No Nabizão, em Bragança Paulista, o Bragantino derrotou o Athletico Paranaense por 2 x 0, com 3,8 mil pessoas presentes no estádio. Os gols foram marcados por Eduardo Sasha, aos 16 minutos de jogo, desviando chute da entrada da área, e por Thiago Barbosa, aos 41 minutos do segundo tempo, completando linda jogada individual de Henry Mosquera.
Embora o placar seja muito favorável ao time da Red Bull, o jogo teve bastante equilíbrio, como mostram as finalizações – 13 x 14 – e as conclusões certas – 4 x 4. Na posse de bola, superioridade ampla dos donos da casa – 61% x 39%.
A partida contou com vários ataques perigosos de lado a lado. No segundo tempo, os paranaenses tiveram duas boas oportunidades para empatar a partida, quando ainda estava 1 x 0 – uma com Canobio e outra com Pablo. Ambas, pararam no goleiro Cleiton.
O Bragantino agora é o décimo, com dez pontos, enquanto o Furacão está na sexta posição, com 12 pontos.
Bahia e Goiás empatam em Salvador
Na volta do goleiro Tadeu à meta Esmeraldina, depois de vários jogos afastado por lesão, Bahia e Goiás empataram pelo placar de 1 x 1, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, com mais de 33 mil pessoas presentes.
O jogo foi bastante movimentado, com 36 finalizações (26 dos baianos e 13 dos goianos). Nas conclusões certas, vantagem do Esmeraldino – 4 x 5. A posse de bola foi 52% para o Bahia e 48% para o Goiás.
Os dois gols aconteceram no primeiro tempo, com Everaldo abrindo o placar depois de pegar um rebote de chute de fora da área, que bateu na zaga. Ele cortou o marcador e atirou com perfeição, sem chance para Tadeu. Bruno Melo empatou seis minutos depois, cobrando falta. Ele atirou no canto, mas foi muito favorecido pela barreira do Bahia, que falhou feio e deixou o chute passar, não dando chance para o goleiro Marcos Felipe tentar defender.
Os dois times tiveram oportunidades de fazer mais gols, em especial o Goiás no segundo tempo, mas a bola não entrou. Ambas as equipes têm sete pontos na tabela, com o Tricolor Baiano ficando na 13ª posição e o Esmeraldino na 15ª, por causa dos critérios de desempate.
Domingo de dois superjogos
Neste domingo, tem dois superjogos pelo Brasileirão. Às 16 horas, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para o Tocantins, enfrentam-se Flamengo x Corinthians no Maracanã.
Já às 18h30, em Porto Alegre, Grêmio x Internacional fazem o clássico Gre-Nal. A partida só será transmitida pelo Premiere.
Na segunda-feira, 22, em Sete Lagoas, Cruzeiro x Cuiabá completam a rodada.
Confira abaixo os gols e melhores momentos de todos os jogos do sábado, 20 de maio:
Coritiba 1 x 2 Atlético Mineiro
Bragantino 2 x 0 Athletico Paranaense
Fotos: Vitor Silva/Botafogo, Rubens Chiri/São Paulo e site oficial do Atlético Mineiro