Eduardo Gomes garante R$1 milhão para o desenvolvimento de projetos de equoterapia em Gurupi; governador anuncia área para Palmas

Na ocasião, o Governador anunciou área no Palacinho para implantação do projeto em Palmas.

Sabendo da importância das atividades envolvendo equinos para o tratamento multidisciplinar de pessoas com deficiência, o Senador tocantinense Eduardo Gomes (PL/TO) investiu R$1 milhão (em 2021 e 2022) nos Projetos Comunicar com Equoterapia e Construindo o Amanhã, desenvolvidos em Gurupi, região sul do Estado. Nesse sentido, para apresentar ao Governador do Estado Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO) as instalações da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), Eduardo Gomes realizou visita à sede da Associação, em Brasília, nessa segunda-feira, 15 de maio.

“O Senador Eduardo Gomes tem sido um grande parceiro da equoterapia no Tocantins; isso porque no primeiro projeto foi possível atender 30 crianças autistas, em Gurupi, e dele lançamos o livro: Comunicar com Equoterapia, por meio da Universidade de Brasília (UNB) e da ANDE”, destacou Thais Farias, Diretora na Superintendência da Pessoa com Deficiência do Tocantins.

Já sobre o segundo projeto, Construindo o Amanhã, a diretora ressaltou que 30 crianças, de dois a oito anos, com múltiplas deficiências, como autismo, síndrome de down e paralisia, foram contempladas. “O  terceiro projeto já está acontecendo: é o Superando Desafios, que, dessa vez, atende pessoas com deficiências múltiplas de oito a 29 anos, também com a parceria do Senador Eduardo Gomes”, explicou.

Segundo ela, o parlamentar, visando a continuidade do projeto, já garantiu recursos para a compra de mobiliários e equipamentos para a equoterapia, além de atendimentos clínicos do Centro de Reabilitação em Gurupi. “Agradeço imensamente o olhar atento do Senador Eduardo Gomes às pessoas com deficiência. Sem ele, isso não seria possível. Nosso muito obrigada”, disse Thaís.

Visita do Governador

“A Polícia Militar me apresentou o projeto que vai ao encontro de uma das nossas prioridades, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no nosso Estado. O centro de equoterapia será um grande salto na nossa busca constante pela excelência nos serviços prestados aos cidadãos que precisam desse cuidado”, afirmou. Durante a visita, o Governador Wanderlei Barbosa autorizou a utilização de uma área dentro do Palacinho para implantação do projeto. Os membros da comitiva foram recepcionados pelo presidente da ANDE, Jorge Dornelles Passamani.

O projeto será conduzido pela PM, por meio do Regimento da Polícia Montada, uma iniciativa que já existe em diversos estados do país e que está sendo trazida ao Tocantins. Com os próximos passos já estabelecidos no projeto, a previsão é que o atendimento à comunidade comece em aproximadamente quatro meses. Segundo o Coronel Barbosa, essa é uma oportunidade para a PM ampliar os serviços prestados ao cidadão, utilizando uma estrutura já existente.

“Com a implantação do Regimento de Polícia Montada no Tocantins, tomamos a iniciativa de elaborar um projeto para, assim como em outros estados, implantar aqui um centro de equoterapia. Na semana passada apresentamos o projeto ao governador, essa semana ele veio conhecer a ANDE e saímos daqui autorizados a implantar. O governador demonstrou seu anseio por agilidade no cuidado das pessoas com deficiência”, afirmou.

Equoterapia

A equoterapia é reconhecida pela Lei 13.830/10 como uma prática terapêutica e método de reabilitação, voltada para pessoas com deficiência. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar da área de educação e saúde, associada a atividades de equitação, para promover o desenvolvimento biopsicossocial. Atualmente, a ANDE, centro visitado pela comitiva do Tocantins, é a principal referência em equoterapia no país.

Com informações do Governo do Tocantins

Fotos: Divulgação 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News