Dando sequência aos resultados da pesquisa Rede Jovem News/Brasmarket, para avaliação dos 100 dias do Governo Wanderlei Barbosa, o cidadão tocantinense também opinou sobre o desempenho de secretarias estratégicas da Gestão Estadual – áreas que prestam serviços diários à população e têm a qualidade do seu atendimento constantemente avaliada pelos cidadãos que utilizam seus serviços.
A pesquisa ouviu a população sobre o desempenho das secretarias de Agricultura, Comunicação, Educação, Fazenda, Saúde e Segurança Pública.
A seguir, os números relativos a cada pasta avaliada. O critério utilizado para o ordenamento das secretarias levou em conta os resultados de Ótima, Boa, Regular, bem como as avaliações Ruim e Péssima.
Educação
A pasta melhor avaliada pelos entrevistados foi a Educação. O cidadão pôde dizer se o serviço ofertado pelo Governo nessa área é ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. As respostas estão a seguir:
Agricultura
Em seguida, a pasta mais bem avaliada pelos entrevistados foi a da Agricultura, vital para o desenvolvimento econômico do Estado, considerando a vocação para a agropecuária e agroindústria do Tocantins:
Fazenda
A população também foi perguntada sobre o desempenho da Secretaria da Fazenda, responsável pela arrecadação do Governo e também por coordenar e auxiliar o governador no controle dos gastos públicos. Embora não seja uma secretaria de atividade de ponta, cujo nome pode até lembrar cobrança de impostos, a Secretaria da Fazenda obteve índices considerados raros. Pelas respostas obtidas, infere-se que o Governo tem uma política fiscal equilibrada e que o trabalho realizado nessa área vem sendo satisfatório:
Segurança Pública
Outra pasta avaliada foi a Segurança Pública; o cidadão também pôde dizer se considera o serviço oferecido pela Gestão Estadual como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo:
Comunicação
Os serviços prestados pela Secretaria de Comunicação também foram submetidos à avaliação dos entrevistados. Apesar de não figurar nas primeiras colocações, o trabalho de comunicação vem sendo feito de maneira adequada, tendo em vista a expressiva aprovação de 72,3% do Governo. Isso significa que a comunicação tem sido bem feita. Os resultados da pesquisa são os seguintes:
Saúde
Com números que dão uma avaliação negativa, onde Ruim e Péssima alcançam um total de 36%, a Saúde, que é a área mais sensível de qualquer gestão pública do Brasil, apresenta também no Tocantins um nível de insatisfação dos entrevistados bastante elevado. No entanto, nem sempre as pessoas ouvidas souberam diferenciar os diversos serviços públicos de Saúde oferecidos, demonstrando certa confusão entre serviços públicos municipais, estaduais e até federais. Assim, pôde-se observar que cidadãos que se queixaram de atendimentos de urgência, não realizados em hospitais estaduais, acabaram elogiando mutirões de cirurgias eletivas, procedimentos, exames e outras ações do Estado. Portanto, os números da pesquisa refletem não apenas a opinião sobre ações do Estado, mas também do município.
Outro critério de avaliação adotado pela pesquisa Rede Jovem News/Brasmarket foi o índice de satisfação do cidadão tocantinense em viver no Tocantins. Dos entrevistados, 80,3% responderam estar Satisfeitos ou Muito satisfeitos vivendo aqui:
Metodologia
A pesquisa entrevistou 800 pessoas acima de 16 anos, entre os dias 24 e 25 de abril, em 64 cidades, que representam 80% do eleitorado tocantinense.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
A coleta foi realizada por meio telefônico e possui 95% de intervalo de confiança.