Autoleitura de energia: canais digitais facilitam atendimento de moradores da zona rural do Tocantins

Os clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que são entregues pelos leituristas ou disponibilizadas nas agências de atendimento da Energisa.

Moradores da zona rural do Tocantins têm à disposição uma forma rápida e prática de comunicar o consumo de energia elétrica. Através dos canais digitais da Energisa, mais de 94 mil famílias que residem nessas regiões podem realizar a autoleitura, um procedimento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que possibilita o acompanhamento mensal do consumo na conta de luz.

Com as informações de consumo em mãos, os clientes rurais podem comunicar o seu consumo por meio dos canais digitais da Energisa, agilizando o processo e evitando deslocamentos desnecessários. Atualmente, cerca de 10% dos consumidores de energia elétrica no Tocantins são elegíveis para realizar a autoleitura.

Os clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que são entregues pelos leituristas ou disponibilizadas nas agências de atendimento da Energisa. Os dados de consumo devem ser informados nos três dias que antecedem a data da próxima leitura, como indicado na última conta de energia ou conforme as datas fornecidas no calendário rural.

Modelo de calendário de autoleitura fornecido pela ENERGISA

 

“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. O cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual. Após isso, é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento e fornecer as informações, inclusive anexando uma foto de boa qualidade. É um processo simples e que foi pensado para otimizar o andamento desse trabalho”, explica Andréa Albernaz, coordenadora comercial da Energisa Tocantins.

A autoleitura é um benefício para os clientes rurais, pois evita o faturamento pela média. Conforme resolução da Aneel, em áreas rurais, as distribuidoras de energia podem efetuar a leitura do consumo a cada três meses. Isso ocorre devido às consideráveis distâncias entre os consumidores nessas áreas, bem como as possíveis dificuldades de acesso. Portanto, é fundamental que os clientes rurais realizem a autoleitura de acordo com as datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja realizada por média, com base nos últimos 12 meses.

Para transmitir as informações de consumo, os clientes rurais podem utilizar os seguintes canais de atendimento da Energisa: o aplicativo Energisa On, disponível para iOS e Android; a assistente virtual Gisa (WhatsApp) no site www.gisa.energisa.com.br; o call center através do número 0800 721 3330; o site www.energisa.com.br; a página do Facebook.com/energisa e o perfil do Twitter.com/energisa.

A Energisa reforça seu compromisso em oferecer soluções práticas e ágeis para os consumidores rurais, visando facilitar o processo de autoleitura e garantir um atendimento eficiente e pessoal.

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