O Senador tocantinense Irajá (PSD/TO) reuniu-se com o Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, para pedir empenho do Governo Federal para o projeto de ampliação da navegação e do transporte de cargas no Rio Tocantins, entre Peixe, região sul do Estado, e o Porto da Vila do Conde, no Pará.
Trata-se de um trecho com potencial de navegação com cerca de 2.650 km, que abrirá caminho para que a produção agrícola das regiões Centro-Oeste e Norte chegue aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio, com preços mais competitivos.
A ampliação da Hidrovia do Tocantins depende da remoção do Pedral do Lourenço, formações rochosas, com 43 km de extensão, que impendem a navegabilidade no Município de Itupiranga, entre Marabá e Tucuruí, no Pará.
Segundo Irajá, a obra é essencial para destravar o gargalo logístico e aumentar a competitividade da produção brasileira em mercados globais.
“Nós temos a oportunidade de viabilizar quase 1.500 km de hidrovia no Rio Tocantins, que vai poder levar todo o fluxo da nossa produção agrícola até o Porto de Vila do Conde, no Pará. Isso significa alimento mais barato para os tocantinenses e um preço mais competitivo para nossas exportações”, afirmou Irajá, em vídeo gravado ao lado do ministro e divulgado em suas redes sociais.
Obra estratégica
O Ministro Márcio França afirmou que a obra é estratégica para o Governo Federal e elogiou Irajá pela iniciativa. “O Senador Irajá é um dos que mais tem dado atenção a esse tema porque sabe da importância. Para vocês terem uma noção, uma tonelada de alimento exportado por hidrovia custa 25% do que se gasta no caminhão. A obra do Pedral vai ser a obra que vai permitir todo o lançamento da mercadoria direto por hidrovia, que é um sistema modal ambientalmente correto”, destacou o ministro.
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