Com mais de 36,5 mil pessoas na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo, Corinthians e Fortaleza empataram pelo placar de 1 x 1 no fechamento da quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo marcou a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo na competição (ele havia comandado o time na semana passada em derrota pela Libertadores).
Com o resultado, o Timão respira na tabela, com quatro pontos na 15ª colocação, empurrando o Flamengo, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, para a zona de rebaixamento (17ª posição, com três pontos). O Fortaleza, um dos três clubes ainda invictos no Brasileirão, é o quarto colocado com oito pontos.
Empurrado pela torcida e com uma formação bem diferente – garotos como Pedro e Adson começaram como titulares – , o Corinthians fez um primeiro tempo superior, criou algumas chances, acertou a trave com Fagner em chute de fora da área no final, mas não conseguiu marcar. O goleiro do Tricolor cearense, Fernando Miguel, precisou fazer boas defesas.
O segundo tempo foi mais equilibrado, com os dois times gerando perigo e os cearenses passando a ter boas oportunidades. Calebe, meia do Fortaleza, chegou a acertar o travessão após jogada coletiva e Sílvio Romero teve um gol bem anulado por impedimento. Aos 34 minutos, não teve jeito, o Fortaleza, muito bem treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, articulou uma ótima troca de passes, concluída por Caio Alexandre em chute rasteiro de fora da área: 0 x 1. O Corinthians, no abafa, seguiu atacando, desperdiçou algumas oportunidades, mas conseguiu empatar aos 43 minutos, aproveitando trapalhada do lateral Bruno Pacheco e do goleiro Fernando Miguel, que ‘bateram cabeça’ e cortaram mal um cruzamento de Roger Guedes. Yuri Alberto, que começou no banco e não marcava há oito jogos, pegou o rebote e atirou com muita força no meio do gol, empatando a partida: 1 x 1.
Com oito minutos de acréscimo, a partida ficou eletrizante, com chegadas muito perigosas dos dois lados, e a bola chegando de área a área, mas com muita imprecisão nas definições, o que acabou impedindo de haver mais alterações no placar.
Nas estatísticas, o Corinthians teve 48% de posse de bola contra 52% do adversário. No entanto, o Timão finalizou 21 vezes, sendo oito certas, contra 16 do Fortaleza, com apenas duas corretas.
Clique aqui e veja os melhores momentos da partida.
Foto: Agência Corinthians