Em partida equilibrada, mas com o time local dominando um pouco mais as ações, o Cruzeiro derrotou o Santos, na tarde deste sábado, 6, por 2 x 1, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro com nove pontos – mesma quantidade do Botafogo, mas à frente nos critérios de desempate. O Peixe segue com quatro pontos e dorme na 11ª colocação.
Embora o time azul possa ser ultrapassado em pontos por, pelo menos, quatro adversários nesta rodada, a ponta provisória é significativa para um grande brasileiro que, nos três anos anteriores, disputou a Série B. A vitória foi muito comemorada pelos mais de 21 mil torcedores presentes.
O herói da partida foi o atacante Wesley, que começou no banco, mas entrou em campo logo no início, no lugar de Rafael Bilu, substituído por lesão. Contratação cara, feita em 2022, Wesley está em uma fase muito ruim e não marcava há 11 meses. Hoje, porém, tudo mudou. Após bons ataques, ele abriu o placar, completando cruzamento rasteiro aos 21 minutos. Os dois times ainda trocaram estocadas, mas não mexeram mais no placar no primeiro tempo.
Na segunda etapa, os atacantes Ângelo e Marcos Leonardo, dupla de jovens do Santos, fizeram boa tabela para Ângelo empatar aos 12 minutos. A partida seguiu equilibrada, até que Wesley aproveitou rebatida de cruzamento rasteiro do goleiro santista João Paulo. O Santos tentou o empate, mas parou no goleiro Rafael.
As estatísticas finais mostram o Cruzeiro com mais posse de bola (56% x 44%) e equilíbrio nas finalizações (10 x 9). Os azuis acertaram três vezes o alvo, enquanto o alvinegro da Vila Belmiro, quatro.
Gol relâmpago e empate no segundo tempo em clássico carioca
Emoção até o fim, amplo domínio Tricolor, mas placar de 1 x 1. Quadro de Fluminense x Vasco na noite deste sábado, no Maracanã, diante de quase 40 mil pessoas. Com o resultado, o Fluminense vai a sete pontos na tabela, enquanto o Vasco passou a ter cinco unidades.
O jogo começou com um erro grosseiro do goleiro Tricolor Fábio, antes de 1 minuto de jogo, que errou na saída de bola, armando ataque mortal do cruzmaltino, que Pedro Raul completou: 0 x 1.
Em desvantagem e com o apoio da maior parte da torcida, o Fluminense partiu para o ataque em busca do empate. Criou várias oportunidades, que paravam no goleiro Léo Jardim ou não eram bem concluídas. No segundo tempo, o quadro se repetiu, com o Tricolor sempre buscando a reação, até que o colombiano Jhon Arias fez um grande cruzamento para o artilheiro Cano, que, na diagonal da área, pegou de primeira de pé esquerdo com a bola no ar; Léo Jardim fez defesa espetacular, mas Lima pegou o rebote e empatou.
Embora o Vasco tenha conseguido alguns ataques perigosos, o domínio do Fluminense não cessou e o Tricolor teve, ao menos, umas quatro boas chances para a virada, sempre com Léo Jardim, melhor em campo, defendendo. Quase no final do jogo, o zagueiro capitão Nino acertou um chutaço de fora da área, Léo Jardim voou, conseguiu um leve toque na bola, que ainda explodiu na trave. Era a chance derradeira da virada que não chegou.
O Fluminense teve 80% de posse de bola, finalizou 23 vezes (nove no alvo), contra oito do Vasco (só uma no alvo). O Tricolor ainda teve vantagem de 9 x 1 nos escanteios.

Domingo com sete jogos
Neste domingo, 7, a quarta rodada do Brasileirão terá sete jogos, com partidas às 11 horas, 16 horas e 18h30. Na segunda-feira, 8, Corinthians x Fortaleza encerram a rodada.
Confira abaixo todos os jogos, horário e onde assistir:
Domingo, 7
11h00 – América-MG x Cuiabá – Premiere
16h00 – São Paulo x Internacional – Premiere
16h00 – Athletico-PR x Flamengo – Globo (TV Anhanguera) e TNT
16h00 – Bahia x Coritiba – Premiere
18h30 – Goiás x Palmeiras – Premiere
18h30 – Botafogo x Atlético-MG – Premiere
18h30 – Grêmio x Bragantino – Sportv e Premiere
Segunda-feira, 8
20h00 – Corinthians x Fortaleza – Premiere
Fotos: Staff Imagens/Cruzeiro e Daniel Ramalho/Vasco
Veja os melhores momentos das duas partidas deste sábado