Coroação – Charles III já é oficialmente Rei e Camilla Rainha

A espera de Carlos III termina agora, aos seus 74 anos de vida, coroado formalmente numa cerimônia modernizada e simplificada, para refletir um novo contexto sociopolítico e econômico.

O mundo assistiu hoje a coroação do herdeiro do trono do Reino Unido. O cortejo real que percorreu o trajeto até a Abadia de Westminster foi numa carruagem moderna e confortável e mais curto do que aconteceu em 1953, quando a sua mãe, Isabel II, subiu ao trono.

Ao contrário do que aconteceu há 70 anos, o rei não percorreu oito quilômetros, mas apenas dois.

A cerimônia religiosa também foi mais breve e sóbria, e teve ao seu lado a segunda mulher, Camilla, com quem se casou no civil em 2005.

Há de se recordar que Charles III esteve casado com a princesa Diana entre 1981 e 1996, um ano antes da morte da ‘princesa do povo’ com quem tem dois filhos.

A coroação contou com a presença de dois mil convidados e, claro, a família também  se destacou, como o príncipe William, filho mais velho de Charles III, mas sobretudo o príncipe Harry, filho mais novo, uma vez que o duque de Sussex tomou a decisão de deixar de servir a realeza e vive atualmente na Califórnia. Ainda assim, não faltou à coroação do pai, mesmo que sem a mulher, Meghan Markle, e os filhos, Archie e Lilibet Diana.

Este é um evento marcante na história da realeza britânica, que termina com o feriado nacional no Reino Unido na segunda-feira, dia 8 de maio.

Era meio-dia em ponto em Londres quando Charles III recebeu, das mãos do Arcebispo de Cantuária, a coroa de Santo Eduardo. Foi o momento alto da cerimônia de coroação, oito meses depois de Carlos ter ascendido ao trono, depois da morte da Rainha Isabel II.

Outro momento alto aconteceu quando o príncipe William, herdeiro do trono, se ajoelhou e beijou o pai.

A Rainha Camilla, que por vontade do Rei deixa de ser chamada consorte, para ser apenas Rainha, foi igualmente coroada.

Charles III foi coroado perante uma assembleia de dois mil convidados, representantes das casas reais e de numerosos estados, numa cerimônia que durou mais de uma hora e meia, bem longe das quatro horas necessárias para a coroação de sua mãe, Isabel II. Foi uma cerimônia cheia de simbolismo e tradição, onde o rei Charles III quis reunir as diversas culturas que coexistem sob a sua coroa nos países do Reino Unido.

A última aparição dos monarcas foi na varanda do Palácio de Buckingham para a saudação de milhares de pessoas, que resistiram à chuva para este momento final.

Fonte: noticia ao minuto e euronews.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News