Projeto que equipara salário entre homens e mulheres pode ser votado hoje pela Câmara

O Projeto de Lei 1085/23 estabelece que essa igualdade é obrigatória e deverá ser garantida por meio de mecanismos de transparência salarial e de remuneração.

Em sessão marcada para a manhã desta quinta-feira, 4 de maio, a Câmara dos Deputados pode votar projeto de lei do Executivo que institui medidas para tentar garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função.

O Projeto de Lei 1085/23 estabelece que essa igualdade é obrigatória e deverá ser garantida por meio de mecanismos de transparência salarial e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, pelo aumento da fiscalização e pela aplicação de sanções administrativas.

Segundo o substitutivo preliminar para as emendas de Plenário, no caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado, elevado ao dobro no caso de reincidência.

Um ato do Poder Executivo definirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial entre homens e mulheres.

OAB

Os deputados podem votar ainda o Projeto de Lei 1852/23 que muda o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para incluir como infração ético-disciplinar o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação.

A proposta tramita em regime de urgência e conta com parecer preliminar favorável da relatora.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News