O Corinthians anunciou, às 17h15 desta segunda-feira, 1° de maio, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, 71 anos (fará 72 no dia 10 de maio). Multicampeão por Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos, além de boas passagens, com conquistas, pelo Flamengo, Atlético Mineiro e Sport, o técnico não comandava uma equipe desde 2021, quando tentou ajudar, mas sem sucesso, o Cruzeiro a sair da Série B.
O treinador tem boas relações com o Tocantins, inclusive mantendo investimentos; entre eles, a TV Record (TV Jovem RecordTV) no Estado. A emissora tem canais em Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e Paraíso. No ano passado, Luxemburgo tentou ser candidato a senador no Estado pelo PSB, mas no último momento, antes da confirmação da postulação, o presidente estadual da sigla, o ex-Prefeito de Palmas Carlos Amastha, se apresentou no lugar dele e ficou com a vaga.
O episódio deu muita polêmica e reclamações por parte de Luxemburgo e seus aliados. Para tentar remediar, Amastha chegou a oferecer uma das vagas do partido para disputar o cargo de deputado federal, mas o técnico não aceitou.
Em dezembro de 2019, o treinador recebeu o título de Cidadão Tocantinense, concedido após aprovação da Assembleia Legislativa.

Corinthians
No texto informativo que confirmou o acerto, o Corinthians diz que o contrato é válido até 31 de dezembro de 2023. “Será a terceira passagem do treinador pelo Timão. A primeira aconteceu em 1998 e terminou com o segundo título do Campeonato Brasileiro da história do clube, superando o Cruzeiro na decisão. Após a Copa do Mundo daquele ano, Luxemburgo se dividiu entre o Corinthians e a Seleção Brasileira e ficou em definitivo na CBF na sequência da conquista do Nacional”, relembra o time paulista.
Em 2001, Luxemburgo retornou e ajudou a levar o Corinthians ao título do Campeonato Paulista, em campanha que ficou marcada pelo jogo histórico diante do Santos, na semifinal, vencido pelo Timão por 2 a 1 de virada e com um gol já nos acréscimos, anotado por Ricardinho. “Ao todo, foram 134 partidas, com 62 vitórias, 33 empates e 39 derrotas pelo Alvinegro”, pontua o Timão.
Luxemburgo já comanda o treinamento nesta segunda e também estará à beira do campo na terça-feira, na partida diante do Independiente Del Valle, pela Libertadores.
FICHA TÉCNICA
VANDERLEI LUXEMBURGO
Vanderlei Luxemburgo da Silva, 10.05.1952, Nova Iguaçu, RJ
TÍTULOS CONQUISTADOS POR CLUBES
Estaduais: 14 (9 Paulistas, 2 Mineiros, 1 Carioca, 1 Capixaba e 1 Pernambucano)
Brasileirão: 5
Copa do Brasil: 1
Torneio Rio-São Paulo: 2
TÍTULOS CONQUISTADOS PELA SELEÇÃO BRASILEIRA
Copa América: 1
Pré-olímpico: 1