O Senador Irajá (PSD/TO) reuniu-se nesta semana, no Palácio do Planalto, com o Presidente da República em exercício Geraldo Alckmin (PSB), para apresentar sugestões de projetos que possam alavancar o emprego e o empreendedorismo para a juventude brasileira.
Uma das ideias apresentadas por Irajá é o projeto Poupança Jovem, que consiste na destinação de uma poupança de R$5 mil para jovens que concluírem o ensino médio.
Irajá sugeriu a Alckmin destinar o benefício para a qualificação profissional de jovens que conseguirem um trabalho com carteira assinada por meio da Nova Lei do 1º Emprego, que faz parte de um projeto de lei de autoria do senador tocantinense, já aprovado no Senado Federal, o PL 5.228/2019.
Durante o encontro, Irajá externou a Geraldo Alckmin preocupação com o grande número de brasileiros que faz parte da chamada geração “Nem, Nem”, composta por jovens que nem trabalham nem estudam. Segundo o IBGE, são 18 milhões de brasileiros, com idade entre 15 e 29 anos.
Empreendedorismo
Outra sugestão levada por Irajá ao presidente em exercício é que o Poupança Jovem possa ser usado também por aqueles que abrirem um pequeno negócio, por meio do Microempreendedor Jovem, outro projeto de lei do senador, em tramitação no Senado (PLP 274/2019).
“Foi uma conversa muito produtiva. O presidente elogiou a iniciativa e afirmou que tudo o que pudermos fazer para estimular o emprego para a juventude é positivo. O Brasil, infelizmente, ocupa a 2ª posição no ranking da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham, e precisamos mudar essa realidade”, afirmou Irajá.