Marcus Marcelo requer estudo para criação da Região Metropolitana de Araguaína

Ao todo, a Região Metropolitana poderá ter 16 municípios da região norte do Estado.

Durante a sessão desta quarta-feira, 26, o Deputado Estadual Marcus Marcelo (PL) requereu um estudo para a criação da Região Metropolitana de Araguaína, que inclui 16 municípios da região norte do Tocantins. O objetivo do requerimento é avaliar a viabilidade jurídica para a efetivação da região, que tem influência de Araguaína em áreas como saúde e educação.

Segundo o deputado, a criação da Região Metropolitana permitirá a cooperação entre os municípios, com a descentralização e integração de órgãos gestores para a gestão das funções públicas de interesse comum. Os municípios abrangidos pelo estudo são Araguaína, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Bandeirantes, Carmolândia, Filadélfia, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Xambioá e Darcinópolis.

 

 

O deputado destacou a importância de um debate com os 16 prefeitos envolvidos para amadurecer a ideia e desenvolver políticas públicas voltadas ao bem comum da região. Além disso, o requerimento abrange a criação do Fundo do Desenvolvimento e do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Região.

O deputado também apresentou um projeto de lei para reconhecer Araguaína como a Capital Econômica do Estado, justificando que a cidade é um dos mais importantes municípios do Tocantins e da Região Norte do Brasil, em razão de seus limites de fronteira. Ele ressaltou que Araguaína faz parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste, estando, estrategicamente, em um corredor econômico.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News