Adapec recebe Declaração Obrigatória de Rebanho a partir de 1° de maio

De acordo com a Adapec, a declaração continua sendo obrigatória e deve ser feita a partir de 1° de maio.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou nesta quarta-feira, 26, aos produtores rurais que a declaração do rebanho continua sendo obrigatória para todas as espécies. O objetivo é garantir o controle sanitário dos animais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

De acordo com a Adapec, as regras para a declaração continuam as mesmas. O produtor deve procurar um escritório da Agência e preencher o formulário de Declaração de Informações Pecuárias  a partir do dia 1° de maio. Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa de no valor de R$127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada.

A expectativa do Estado é que seja declarado um rebanho de cerca de 10,8 milhões de bovídeos e, com isso, avançar o status sanitário e adquirir a certificação de livre da aftosa sem vacinação.

Segundo a agência, a partir da vacinação, houve um aumento de vigilância nas propriedades rurais, estabelecimentos de abate e de aglomerações de animais, além de realizar exames sorológicos para garantir que não haja circulação viral no Estado e alerta ao produtor para, em caso de aparecimento de sinais clínicos suspeitos, avisar à Adapec no número 0800 063 11 22 ou no site https://www.to.gov.br/adapec/ .

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News