A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) referente aos atos de 8 de janeiro deve ser instalada nessa quarta-feira, 26, pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), após ser adiada na semana passada. Conforme apurado pela reportagem do RJN, a CPMI deve ter como relator o Senador Renan Calheiros (MDB/AL).
Sobre o caso, o Deputado Federal Filipe Martins (PL/TO) destacou: “Não dá para acreditar num governo que usou de todas as maneiras para impedir a CPMI, inclusive colocar em sigilo de cinco anos, mas agora quer investigar. Quem não lembra da CPI da Pandemia? São os mesmos personagens”.
Bastidores
Os bastidores apontam ainda que, antes mesmo que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal fosse esvaziada, Renan Calheiros (MDB/AL) já trabalhava para ser o relator do 8 de janeiro.
A preferência para que o alagoano seja o relator é do Presidente Lula; entretanto, cogita-se, também, o nome do Senador Omar Aziz (PSD/AM).
“Assim como na CPI da Pandemia, o Governo deve indicar a maioria dos integrantes dessa CPMI”, informou um parlamentar da base governista, que preferiu não se identificar.
Para a presidência, especula-se que deva ficar com o Deputado Federal Lindbergh Farias (PT/PB), mas ainda nada foi definido.