A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais enviou uma delegação composta pelos povos Javaé, Kanela, Karajá, Krahô e Xerente para o Acampamento Terra Livre (ATL), que acontece em Brasília entre os dias 24 e 28 de abril.
Essa é a maior delegação do Tocantins no evento, cujo tema este ano é: O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia.
O ATL é a maior mobilização indígena do Brasil e conta com a participação da Secretária Narubia Werreria. “É uma satisfação muito grande saber que estamos contribuindo para que hoje tivéssemos a maior delegação de povos originários da história do Tocantins no maior encontro indígena do país, o que garante a expressiva participação nos principais debates e articulações nacionais, sobretudo neste momento em que temos um ministério conduzido por uma mulher indígena”, enfatizou a secretária.
Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o evento vai debater cinco eixos temáticos: Diga ao Povo que Avance; Aldear a Poli; Democratização Já; Emergência Indígena; e Avançaremos.
Como tudo começou
O primeiro ATL surgiu em 2004, a partir de uma ocupação, realizada por povos indígenas do sul do país, na frente do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. A mobilização ganhou adesão de lideranças e organizações indígenas de outras regiões do país.