A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), apresentou, na última quinta-feira, 20, um balanço das ações desde que assumiu, em janeiro deste ano, a gestão do transporte coletivo urbano, em reunião com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO).
Dentre as ações e melhorias, estão:
- ampliação de linhas que ligam os bairros às estações;
- implantação do ônibus exclusivo para mulheres;
- gratuidade do transporte nos sábados, domingos e feriados;
- aquisição de peças e equipamentos para a manutenção dos veículos;
- instalação do sistema de segurança na garagem;
- realização de estudos para licitação, que prevê a aquisição de 60 novos ônibus para compor a frota; e
- licitação para novos abrigos nos pontos de ônibus.
A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Grisi e contou com a participação do presidente da ATCP, Fábio Chaves, do secretário-executivo da ATCP, Odenilson dos Santos, do superintendente de Transporte Coletivo, Morisdant Saboia, e do assessor jurídico da ATCP, Wilson Ribeiro.

“Assumimos a gestão do transporte coletivo com muitos desafios e, passado esse primeiro momento, podemos dizer que grande parte das melhorias que planejamos entregar para a população já teve um primeiro passo dado no sentido de concretizar, além daqueles que já conseguimos entregar”, destaca Fábio Chaves. Uma das novidades anunciadas na reunião pela ATCP é o lançamento de um aplicativo em maio, que irá divulgar os horários e as rotas dos ônibus.
O sistema de transporte coletivo urbano de Palmas transporta uma média diária de 60 mil pessoas. Nesses poucos mais de 130 dias de gestão da Prefeitura de Palmas, a Superintendência do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SUBE) atende uma média de 689 pessoas/dia, seja para recarga de bilhete, seja para confecção da carteirinha. Atualmente, existem 275 mil cartões ativos no sistema e em circulação.
Com relação aos veículos, ao todo, 189 ônibus fazem parte da frota. E uma parte importante deste quantitativo já passou por melhorias, como troca de tapeçaria, manutenção mecânica, limpeza geral diária – sempre ao final da jornada. “Sabemos que o processo de compra no setor público segue um ritual diferente do privado, e assim que foi possível abrir esses processos demos início às manutenções necessárias para que a frota tenha melhorias e atenda melhor a população”, destaca Morisdant Saboia, acrescentando que já foram adquiridos pneus, produtos de limpeza, peças para reposição e demais suplementos para manter a frota em ordem.
Fotos: SECOM