Duas pessoas atendidas pelos serviços de emergência morreram posteriormente, uma delas era funcionária do restaurante e a outra, cliente, disse o prefeito da cidade, José Luis Martinez Almeida. Outros 12 foram tratados por queimaduras e ferimentos causados pela fumaça depois de o incêndio ter se iniciado no restaurante italiano no oeste da capital espanhola na sexta-feira.
Uma pessoa está em estado crítico no hospital e outras cinco estão gravemente feridas.
O incêndio teria começado quando um empregado de mesa usou um maçarico para fazer o “flambé” numa pizza e as chamas apanharam flores de plástico que decoravam o teto e as colunas do estabelecimento, onde estavam cerca de 30 clientes e funcionários.
Testemunhas disseram ao jornal espanhol “El País” que o empregado derramou álcool sobre o prato e o incendiou, uma técnica francesa conhecida como “flambar”, que é geralmente feita ao lado da mesa para um efeito dramático e para dar ao prato um sabor defumado.
Os bombeiros responderam rapidamente ao incidente, uma vez que estavam a apenas algumas centenas de metros do restaurante. “Foi muita sorte. O incêndio foi apagado menos de 10 minutos depois de o alarme disparar”, explicou o autarca. “Se demorassem mais quatro ou cinco minutos, haveria mais vítimas por causa das chamas e do fumo”.
A polícia iniciou uma investigação sobre o incidente.
Fonte: jn.pt