O Governador Wanderlei Barbosa recebeu nessa terça-feira, 18, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Centro Universitário Unitop. A certificação é a mais alta honraria dispensada por instituições de ensino superior a personalidades públicas por relevantes serviços prestados à sociedade. Wanderlei Barbosa recebeu o título das mãos de seu pai, o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, em cerimônia conduzida pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron.
No discurso de agradecimento, o governador se disse honrado pelo reconhecimento. “Ao longo da minha trajetória política, atuei em diversas frentes que me proporcionaram, na prática, a experiência e o conhecimento para falar de igual para igual com mestres e doutores, como é o caso do meu secretariado. Quero continuar melhorando a educação no Tocantins, assim como a saúde, e todos os setores imprescindíveis aos cidadãos tocantinenses”, disse Wanderlei Barbosa, agradecendo e manifestando estar muito honrado por receber tão grandiosa homenagem.
A indicação de Wanderlei Barbosa foi aprovada pelo Conselho Superior da Universidade, em reunião realizada no início deste ano.
O reitor do Unitop, Muniz Araújo Pereira, ressaltou que o governador foi reconhecido por sua relevante atuação em prol da educação, ciência e tecnologia no Tocantins. “O senhor trilhou todas as etapas para conhecer as necessidades do povo tocantinense, desde vereador à sua progressão natural como deputado. Desde que assumiu o Governo, temos visto o seu empenho em prol da educação, dos povos indígenas e tradicionais do Estado, a valorização dos servidores. E é por isso que o senhor recebe esse título, por ser um grande estadista”, destacou.
Com mais de 30 anos de vida pública, Wanderlei Barbosa iniciou a carreira na política em 1989, quando foi eleito vereador pelo Município de Porto Nacional; em 1996, foi eleito vereador na capital, sendo reeleito mais três vezes. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmas por duas vezes, nos biênios 2003/2004 e 2009/2010. Ainda em 2010, saiu vencedor nas urnas como deputado estadual, sendo reeleito em 2014. No ano de 2018, Wanderlei Barbosa se tornou vice-governador do Estado e, finalmente, em 2022, foi eleito governador, com mais de 481 mil votos.
Aos 83 anos, Fenelon Barbosa fez questão de acompanhar toda a cerimônia e se declarou orgulhoso pelo filho, dizendo sentir-se muito honrado e feliz por ele: “É uma alegria e orgulho muito grandes para mim, uma bênção de Deus”.
Diferentemente de um título acadêmico, a certificação de Doutor Honoris Causa é concedida a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.
O título também foi concedido ao ex-governador do Tocantins e atual deputado federal, Carlos Gaguim. O Conselho Superior do Unitop também aprovou o nome do ex-Governador Siqueira Campos, que receberá a honraria em data a ser definida.