Tradições, costumes, alimentos, remédios naturais, linguajar e artesanatos dos povos indígenas – agora também denominados povos “originários” e “tradicionais” – fazem parte da cultura e da vida do povo brasileiro. Os indígenas, por serem nativos, são considerados os mais brasileiros de todos os brasileiros, ou seja, dos “homens brancos”.
No Tocantins, os povos indígenas são representados por nove etnias: Apinajé, Avá-Canoeiros, Akwê Xerente, Iny (Javaé), Iny (Karajá), Iny (Xambioá), Krahô, Krahô-Canela e Pankarary. Entretanto, além dessas nove etnias, habitam, no Estado, representantes de muitas outras etnias, de outros estados, como, por exemplo, membros das comunidades Aparai, Apiacás, Arara Vermelha, Carajás, Ianomâmis, Kaiapós, Potiguará, Suiás, Wayana, Xavante e muitos outros.
Nesta quarta-feira, 19 de abril, o portal RJN, em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, apresenta um pouco desses brasileiros tão importantes para toda a sociedade. Eles são chamados de povos e comunidades tradicionais, nativos ou originários, grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, ocupando e usando territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. São chamados de povos originários aqueles grupos cujos ancestrais foram os primeiros habitantes do território. Eles também são conhecidos como povos indígenas. Segundo o IBGE, no Tocantins, há cerca de 15 mil indígenas.
Para designar o indivíduo nativo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa “originário, aquele que está ali antes dos outros” e valoriza a diversidade de cada povo. Para referência ao dia 19 de abril, adota-se a expressão Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de “Dia do Índio”. Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo. Os nomes de povos indígenas, quando aportuguesados, devem ser escritos com inicial minúscula e no plural: ianomâmis, carajás, caiapós, tupis, caingangues, guaranis, uaimiris, xavantes, entre outros.
Nova lei denomina o 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas,
em substituição a “Dia do Índio”
Mudança teve origem em projeto da Câmara dos Deputados, que havia sido vetado por Bolsonaro; o veto foi derrubado pelo Congresso.
O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado, oficialmente, de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402/22, promulgada pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5466/19, da Deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).
Nomes das etnias, em ordem alfabética, conforme a lista do censo do IBGE
Clique no link https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/indio e acesse os nomes de todas as etnias dos povos indígenas do Brasil.
Foto: Divulgação