Tomou posse na presidência da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) do Tocantins o Sr. Wilanildo de Almeida Pinheiro, empresário de Palmas, proprietário da Pamonharia Paraíso, estabelecida em Palmas desde 2001. Maranhense de Imperatriz, 46 anos, casado, pai de quatro filhos, foi eleito para o triênio 2023/2026, sucedendo a empresária Ana Paulo Seti. A solenidade de posse de Wilanildo de Almeida aconteceu na noite desta terça-feira, 18, na Casa do Bento Restaurante,’ com a presença de empresários do ramo de bares, lanchonetes, restaurantes, panificadoras e similares desta capital. Prestigiaram o evento o sub-secretário do Desenvolvimento Turístico do Tocantins ex-vereador Milto Neris, representando o governador Wanderlei Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do município de Palmas (Adtur) Tom Lyra, representando a prefeita Cínthia Ribeiro, representantes de vários órgãos do Estado, presidente do Conselho de Administração da ABRASEL Nacional, Paulo Nonaka, ex-presidentes da ABRASEL/TO, além de convidados especiais e da imprensa.

O presidente empossado Wilanildo de Almeida, falou com a reportagem do RJN sobre a importância da ABRASEL para o segmento que a entidade representa. “O ramo de atividades, como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e similares, é de vital importância dentro do segmento empresarial da prestação de serviços, principalmente na geração de emprego e renda”, destacou. No Tocantins, milhares de negócios de pequeno, médio e grande portes geram centenas de postos de trabalho, sendo que milhares de novos trabalhadores têm nessa área a oportunidade do primeiro emprego.
O ramo de bares, lanchonetes, restaurantes e afins sofreu uma grande queda nos dois anos de pandemia da Covid-19, com muitos estabelecimentos fechados e postos de trabalho perdidos. Foi prejuízo de muitos bilhões para o setor, em todo o Brasil. Com o fim da crise sanitária, o segmento começou a ter um ligeiro aquecimento no movimento e, consequentemente, nas vendas e na lucratividade. Mesmo assim, ainda está muito longe do que era antes da pandemia. “Hoje um sério problema que enfrentamos é com a mão de obra qualificada. A pandemia tirou muitos profissionais do mercado da gastronomia, da hotelaria e do turismo”, ressalta.
Projetos da ABRASEL TOCANTINS
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Tocantins tem vários projetos para o ano de 2023 e para os três anos de mandato do novo presidente. A entidade conta com o apoio e incentivo da Agência de Turismo de Palmas, tem suporte da Lei Rouanet, que, na prática, permite que pessoas e empresas façam doações ou patrocinem, com dedução no Imposto de Renda, projetos de formação, eventos de gastronomia brasileira, projetos para transmissão de conhecimento e memória viva por meio de oralidades, além de pesquisas, publicações, acervos relativos à cultura gastronômica. A ABRASEL do Tocantins já tem aprovado um projeto no BNDES, com respaldo da Lei Rouanet.
Neste ano, a ABRASEL/TO também foi convidada pela Adtur (Prefeitura Municipal de Palmas) para participar do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que acontece em setembro. A entidade também tem em sua agenda um extenso cronograma de eventos da ABRASIL nacional.
FOTOS: Flávio Clark
FOTOS DA SOLENIDADE DE POSSE