Exclusivo: Alexandre Guimarães revela que deve relatar projetos do agronegócio na Câmara

Na prática, ser indicado pelo partido para representá-lo nas Comissões da Casa significa que Alexandre Guimarães tem prioridade em realizar falas durante debates importantes, como também apresentar pautas prioritárias.

Após ser indicado nesta semana pelo Republicanos para ser coordenador do partido nas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente, o Deputado Federal Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) revelou, com exclusividade, ao RJN que pretende estar à frente de algumas relatorias importantes para o agronegócio.

“Pedimos a relatoria de alguns Projetos de Lei sobre a regularização fundiária, a agricultura familiar, como também sobre subsídios e financiamentos para produtores rurais que já estão em tramitação na Casa”, destacou o parlamentar que tem como suas principais bandeiras o agronegócio e o municipalismo.

Na prática, ser indicado pelo partido para representá-lo nas Comissões da Casa significa que Alexandre Guimarães tem prioridade em realizar falas durante debates importantes, como também apresentar pautas prioritárias.

Recursos

Questionado quanto à distribuição das emendas aos municípios do Tocantins, Alexandre explicou que “há uma expectativa de sobra de orçamento que deve ser destinada aos novos parlamentares, mas não sabemos quanto e nem de que ordem será. Estamos aguardando do Governo Federal”.

Segundo ele, já vem sendo feita, em seu mandato, uma avaliação criteriosa do perfil de cada cidade, como também das necessidades municipais e reciprocidade. “A gente parte de Araguaína, naturalmente. Não é por ser a minha cidade, mas por ser uma das mais importantes e que me deu quase 30% dos votos.”

Demandas municipais

Segundo o parlamentar, outro ponto que deve ser destacado é que, em apenas 72 dias de mandato, representando o povo do Tocantins na Câmara dos Deputados, ele já recebeu mais da metade dos prefeitos em seu gabinete. “Ouvi dos gestores as principais demandas de cada município e como podemos trabalhar para contribuir com o desenvolvimento deles e com a geração de mais emprego e renda às famílias tocantinenses”, ressaltou.

Assessoria

Além dos recursos de caráter individual, o parlamentar elucidou que vem sendo feito um trabalho de intermediação entre o seu gabinete e os gestores municipais, para que eles estejam atentos à abertura dos programas do Governo Federal.

“Temos feito um contato proativo; isso porque, ao abrir os programas, nossa equipe tem se comunicado com os prefeitos se colocando à disposição”, frisou, acrescentando que a Lei Paulo Gustavo, por exemplo, que dispõe de recursos para cultura, contempla todos os 139 municípios do Tocantins e já está com o cadastramento aberto.

Projetos de Lei

Alexandre Guimarães contou ainda que irá apresentar, em breve, um Projeto de Lei, que prevê medidas de segurança escolar. “Trata-se de um plano de trabalho periódico para segurança escolar. O texto também irá dispor sobre avaliações psicológicas dos alunos para entender quem são os ativos e passivos de bullying. Queremos prevenir esse tipo de ação com medidas a longo prazo”, garantiu.

Biodiesel

“Já é uma realidade a adição, com o tempo, de 10% da substância do biodiesel no diesel fóssil para 15%; isto significa um aumento de 50% na produção, o que impacta fortemente o setor no campo”, relevou Alexandre, após afirmar que a medida foi resultado do trabalho realizado pela Frente Parlamentar do Biodiesel, da qual ele é membro.

“Impacto fortemente positivo para o pequeno e médio produtor rural com a produção do gergelim, do girassol e do amendoim para o esmagamento e extração do biodiesel. Já para o grande produtor rural, há a produção do grão da soja e, consequentemente, o aumento de empregos, renda, industrialização e barateamento do custo e suplementação animal. Mais fortalecimento do campo”, finalizou.

Governo Federal

Sobre os 100 dias do Governo Lula, completados no início desta semana, Alexandre fez críticas: “deixa a desejar. Precisa avançar muito mais”. Entretanto, ponderou que é natural pelo período que ainda é curto. Já em relação às Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo Presidente Lula, que têm data para aprovação, o parlamentar disse tratar-se de questão que precisa ser resolvida rapidamente.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News