Em audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, tratou de ações integradas e gestão dos convênios para o setor e garantiu o encaminhamento de helicóptero para suporte às forças de segurança do Governo do Tocantins. Também foram pautas da reunião a efetivação de repasses de recursos vinculados ao Ministério, visando o fortalecimento das instituições de segurança pública e contemplando o Tocantins com emenda no valor de R$20 milhões, destinada ao Sistema Abis (ferramenta automatizada de identificação biométrica).
“A audiência no Ministério da Justiça com o Ministro Flávio Dino foi muito produtiva. Nós tratamos de projetos importantes e recebemos a garantia do compromisso com o suporte à segurança pública no Tocantins. Essa parceria fortalece as ações que vêm sendo realizadas e demonstra a confiança do Governo Federal em nossa gestão e o fortalecimento às ações de atendimento à sociedade tocantinense, de inteligência, monitoramento e aparelhamento das forças policiais”, enfatizou Wanderlei Barbosa.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que tem como compromisso fortalecer o eixo da segurança no Tocantins. “O Estado do Tocantins é estratégico; por isso, como ministro da Justiça e da Segurança Pública, tudo farei para atender os pleitos apresentados pelo Governo do Tocantins”, afirmou.
Para o Secretário Carlos Manzini, o Governo do Tocantins está atuando na articulação e na ação parceira com a Bancada Federal, com o objetivo de avançar nas ações estratégicas e atender as diversas necessidades do Estado.
“Por meio da atuação do Governo do Tocantins em parceria com a bancada no Congresso Nacional, alcançamos a garantia de andamento na implantação do Abis e na disponibilização de helicóptero pelo Ministério da Justiça ao Governo do Tocantins para segurança pública, que também dá suporte para a saúde e a defesa civil”, ressaltou.
Abis
Os recursos para implantação do Sistema Abis são provenientes de emenda de Bancada Federal do Estado do Tocantins e a gestão dos procedimentos técnicos e institucionais está em andamento. O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, considera que a audiência reforça a efetiva implantação do Abis no Estado e a gestão de ações integradas com o Ministério da Justiça, para o atendimento da sociedade tocantinense.
“O Governo Federal vai atuar de forma parceira nessa tarefa de implantar o Sistema de Identificação Biométrico. Recebemos a resposta positiva de que será dado andamento ao processo que já está em andamento e isso vai garantir ainda mais qualidade nos procedimentos de identificação no Tocantins”, enfatizou Wlademir Costa. (Com informações da Secom/Foto: Mariana Di Pietro)