Prefeitura de Palmas define ações de segurança nas escolas municipais

Ações de governo visam garantir a segurança nas escolas da capital com o auxílio das forças policiais e demais órgãos municipais.

Desde a tragédia ocorrida em Blumenau, Estado de Santa Catarina, no dia 5 deste mês, quando quatro crianças foram mortas por um homem que invadiu a creche em que as crianças estavam, uma onda de medo tomou conta de pais, professores e alunos em todo o país. Há também a tomada de iniciativas que visam a prevenção de fatos como o de Blumenau. O governo federal deu início à Operação Escola Segura, junto com os estados. No Tocantins, o governo anunciou um canal exclusivo para denúncias anônimas de suspeitas de ataques às escolas.

 

Em Palmas, a Prefeita Cinthia Ribeiro determinou que sejam tomadas medidas de segurança para coibir possíveis atos de violência. Nessa segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) se reuniu com representantes das forças de segurança pública do Estado para traçar estratégias que possam intensificar a segurança no ambiente escolar da rede pública de ensino da capital.

 

“O que ocorreu em Blumenau (SC), que chocou todo o Brasil, nos obriga a refletir ações para proteger os alunos da rede municipal de ensino e tranquilizar os pais, professores e educadores. Juntos, traçaremos estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar. Buscaremos na tecnologia, na inteligência, nas rondas constantes, na vigilância eletrônica, medidas para proteger nossas crianças e adolescentes”, pontua a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

 

Dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial, está a formação de um grupo de trabalho para criar uma rede de segurança. Esse grupo é formado pelos órgãos de proteção à criança e ao adolescente e pelas polícias, incluindo a guarda metropolitana.

 

De acordo com a secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, estão previstas também ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, capacitação direcionada aos vigias e ampliação do monitoramento nas unidades.

 

“Estamos aqui para juntos definirmos um plano de atuação, ou seja, para sabermos como vamos agir para combater os possíveis casos envolvendo violência escolar. Precisamos estar certos sobre o que a escola tem que fazer e como os órgãos de segurança podem nos auxiliar. Precisamos dividir as responsabilidades para termos eficiência neste cuidado”, disse a secretária.

 

Para tranquilizar a população, Fátima acrescentou que “é fundamental que as famílias deixem os filhos na escola sabendo que estamos procurando as melhores estratégias para garantir o bem-estar de todos”.

 

A reunião contou com os seguintes participantes: Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 22º Batalhão de Infantaria do Exército, Marinha do Brasil, chefia de Gabinete do Executivo Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Guarda Metropolitana de Palmas e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed). (Com informações da Semed/Foto: Prefeitura de Palmas)

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News