O Senador Irajá (PSD/TO) embarcou na manhã desta terça, 11 de abril, para a China, na Comitiva Oficial do Presidente Lula. Ele foi o único do Tocantins, entre os 11 parlamentares da Bancada, que foi convidado para acompanhar o presidente na agenda que dura até sexta, 14 de abril. “A nossa ideia é estreitar uma agenda de trabalho para ampliar as relações comerciais entre os países. A China é o principal destino das exportações de 14 estados brasileiros”, destacou o parlamentar.
Segundo Irajá, a ida ao país é muito importante para o Estado, tendo em vista que o Tocantins lidera o ranking de exportações para a China. “Estreitar essa relação é ainda mais importante: 54% de tudo que exportamos no Estado tem como destino a China, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)”, enfatizou.
Protagonismo
Irajá destacou, ainda, seu trabalho no Senado Federal, em busca de ampliar as relações com o País, trazer mais investimentos ao Brasil e, consequentemente, ao Tocantins. “Sou autor e presidente no Senado de um projeto de resolução (PRS 11/2023) que criou a Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, grupo de países em desenvolvimento do qual fazem parte Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil.”