A Paixão de Cristo está de volta à Praça dos Girassóis. Com interpretação da Cia. Art’Sacra de Teatro, a 19ª edição do espetáculo será apresentada, presencialmente, nesta sexta-feira, 7, às 20 horas. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou doação de produtos de higiene pessoal. Também haverá transmissão ao vivo da apresentação no canal do Youtube da Art’Sacra Cia. de Teatro.
As escadarias do Palácio Araguaia e toda a imponência da sede do Poder Executivo serão agregadas a painéis majestosos que rememoram os tempos medievais, levando o público a uma viagem histórica. A encenação conta a história de Cristo, seus ensinamentos de amor ao próximo e perdão, os milagres, os apóstolos, a traição por Judas, a condenação, a crucificação e a ressurreição do Messias. Assim como nos anos anteriores, as cenas serão intercaladas com cenas que retratam o dia a dia da sociedade atual, como conflitos de família, o cuidado com os idosos, a importância da família etc.
A expectativa é de receber cerca de 6 mil pessoas para prestigiar a apresentação cultural e 300 voluntários, entre elenco, figurantes, equipe técnica e de apoio. Com o tema “Uma Paixão Feita por Muitos”, o elenco conta com atores com e sem experiência, indígenas da etnia Xerente, pessoas em remição de pena e alunos do Projeto Pequeno Cotolengo, que acolhe adultos com deficiência intelectual, oriundos de famílias carentes.
Espetáculo
Considerado o maior espetáculo artístico a céu aberto do Tocantins, a realização do evento na Praça dos Girassóis celebra com magnitude o retorno da apresentação presencial, após três anos. A última apresentação da Paixão de Cristo presencial para número ilimitado de pessoas aconteceu ainda no ano de 2019. Em 2020, houve cancelamento no mês de estreia por conta da propagação da covid-19 e, em 2021 e 2022, em virtude da pandemia, o evento foi realizado no Teatro com transmissão online.
O espetáculo, neste ano, contará com apoio do governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal da Educação, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET).
A companhia de teatro pede às pessoas que forem prestigiar o espetáculo que doem alimentos não perecíveis e/ou produtos de higiene pessoal. As doações serão encaminhadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer, a indígenas Xerente de Tocantínia e a outras entidades de assistência social de Palmas.
Reconhecimento
O espetáculo da Paixão de Cristo, realizado pela Art’Sacra Cia. de Teatro, foi instituído no calendário de eventos oficiais do Município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins já havia reconhecido o espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo como evento cultural do estado. Tal reconhecimento ressalta a importância da Companhia Art’Sacra na sociedade como entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora, desta forma, com a formação cultural do Estado do Tocantins. A Companhia Art’Sacra foi fundada em 16 de maio de 2005. (Foto: Flaviana OX/Divulgação)
Cia. de Teatro Art’Sacra em ensaio da Paixão de Cristo na Praça dos Girassóis