Segundo a NASA, o asteroide “2023 FM” é maior do que o conhecido arranha-céus “Gherkin”, em Londres, que tem uma altura de 179 metros.
O asteroide, cujo tamanho é equivalente ao de 90 elefantes, foi avistado pela primeira vez no dia 16 de março, a uma velocidade de 54 quilómetros por hora.
Cientistas dizem que não há possibilidade de colisão com a Terra, apesar da “pequena” distância entre o ”2023 FM” e o planeta: uns curtos três milhões de quilómetros, tendo em conta a escala espacial.
A NASA estima que outra rocha espacial seja avistada ainda este mês de abril, consideravelmente menor e mais lenta do que o ”2023 FM”.
O chamado ”2023 FN13” deve atingir uma distância de um milhão de quilómetros da superfície da Terra e tem um diâmetro de entre nove e vinte metros.
Há, no entanto, um asteroide em especial que tem motivado uma real preocupação entre os cientistas. O recém-descoberto ”2023 DW” pode vir a colidir com a Terra em 2046, no dia 14 de fevereiro. A NASA diz não ter informações mais precisas sobre o assunto, mas considera pouco provável que um impacto venha a acontecer.
Fonte: jn.pt
Foto. Epa