Segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na quarta-feira, dia 29, a qualidade de distribuição de energia elétrica no Tocantins coloca o serviço entre os melhores do país. Em um ranking nacional, que avalia o desempenho e a eficiência de todas as distribuidoras de energia com mais de 400 mil consumidores, o estado ocupa o terceiro lugar. Apesar dos desafios geográficos e da alta incidência de descargas atmosféricas no estado, a empresa conseguiu manter um excelente desempenho na qualidade de distribuição de energia elétrica para os seus mais de 651,7 mil clientes em todos os 139 municípios tocantinenses.
Somente no ano de 2022, foram registrados mais de 3,4 milhões de raios no Tocantins, além de um volume de chuvas de 1.548 mm³, representando um aumento em relação ao ano anterior. Esses eventos climáticos podem ser causadores de problemas diversos, que afetam a interrupção de energia elétrica em todo o país. A Energisa investiu mais de R$2,7 bilhões no estado, em quase nove anos de operação, sendo que, somente em 2022, investiu mais de R$364 milhões na região, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.
A colocação de destaque no ranking da Aneel é atribuída aos significativos investimentos da Energisa no estado e ao trabalho de toda a equipe da empresa. Segundo o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, essa conquista é o resultado de muito trabalho e investimentos significativos em tecnologia e, principalmente, em pessoas.