A Polícia Civil do Tocantins deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 30, a Operação Loteamento “Gerais”. Como resultado, três pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram expedidos.
Os mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em Goiânia, Goiás, e nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Rio da Conceição, no Tocantins.
De acordo com a Polícia Civil, um dos suspeitos está foragido e as equipes estão em diligência para localizá-lo. As investigações apontam crimes de tortura, sequestro, cárcere privado, dano qualificado e associação criminosa, relacionados a um conflito agrário por causa de uma área de, aproximadamente, três mil hectares, denominada Loteamento “Gerais”, que motivou o nome da operação. Essa fazenda é localizada no Município de Rio da Conceição.
Segundo as investigações, a área é disputada por dois grupos que possuíam sedes no terreno. Os policiais informaram que, em agosto de 2021, uma das sedes da fazenda foi invadida por três indivíduos armados em uma caminhonete. Eles torturaram e sequestraram o funcionário da fazenda, tendo ainda danificado uma outra caminhonete da propriedade. O veículo usado na invasão foi alvo de busca e apreensão, assim como armas de fogo e aparelhos celulares. Essa operação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás. Os presos foram ouvidos pela polícia, passaram por procedimentos legais cabíveis e foram encaminhados para unidades prisionais, onde permanecerão à disposição da justiça.