Em Brasília, governador destaca união com municípios e apoio ao Novo Pacto Federativo

O encontro do governador com os prefeitos e Bancada, em Brasília, reforçou o caráter municipalista da gestão, como também o apoio ao fortalecimento do Novo Pacto Federativo em busca de soluções para os principais desafios enfrentados pelos municípios.

Gestão Municipalista: Em Brasília, o RJN acompanhou o encontro da Bancada Federal e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO) com mais de 90 prefeitos tocantinenses, que vieram participar XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta semana. Durante a reunião, que ocorreu na noite dessa terça-feira, 28, no Senado Federal, demandas foram ouvidas, bem como as prioridades dos municípios e o apoio do chefe do Executivo Estadual quanto ao Novo Pacto Federativo.

“Reunião bastante produtiva, pois fortaleceu nossa relação com os prefeitos e municípios tocantinenses. Nós aproveitamos para ouvi-los e traçar metas, recebemos reclamações e fizemos ponderações daquilo que estamos fazendo juntos. Nosso propósito é melhorar cada vez mais essa relação em prol dos tocantinenses”, destacou com exclusividade ao RJN.

Para a coordenadora da Bancada, Senadora Professora Dorinha (UB/TO), a responsabilidade desse colegiado é honrar o compromisso de atender o povo do Tocantins. “O importante para nós foi receber o documento da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em que os prefeitos elencam as suas maiores preocupações como os pisos do Magistério e da Enfermagem e apoio da Bancada na área da saúde e realização de grandes obras no estado”, explicou Dorinha, ao destacar que a Bancada leva, por ano, ao Tocantins cerca de R$1 bi em investimentos.

Para o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Fernandes, o apoio do Governador Wanderlei Barbosa às pautas municipais é essencial. “Wanderlei é o único governador que já participou da reunião da Bancada com os prefeitos durante a marcha. Essa é a segunda vez que ele vem a Brasília para ouvir e acompanhar as pautas. O governador está sempre presente, o que demonstra o caráter municipalista da sua gestão”, pontuou.

Por sua vez, o senador Eduardo Gomes (PL/TO) disse: “sei do nosso trabalho pelo Tocantins. É hora de somar forças. Nos 139 municípios sei que tem obras do nosso mandato”. O encontro foi realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Além da coordenadora, estiveram presentes os senadores Eduardo Gomes (PL/TO) e Irajá Abreu (PSD/TO); os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos/TO), Alexandre Guimarães (Republicanos/TO), Filipe Martins (PL/TO), Vicentinho Jr. (PP/TO) e Lázaro Botelho (PP/TO); o secretário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; e deputados estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as). 

Agenda com o governador

Após a reunião com a Bancada, o Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO) realizou, juntamente com os deputados federais Ricardo Ayres, Alexandre Guimarães e Lázaro Botelho, visita ao Ministério das Cidades, para tratar com o Ministro Jader Filho sobre o déficit habitacional no Tocantins. “Saímos de lá animados e nos empenharemos ao máximo para levar moradia a quem mais precisa. Esse é o nosso compromisso!”, destacou Ayres.

Neste sentido, Alexandre Guimarães falou, em suas redes sociais, que o encontro propiciou um diálogo importantíssimo para o estado, no sentido de “avançarmos ainda mais em busca da casa própria para as pessoas de baixa renda. Habitação é uma das nossas principais bandeiras e o Tocantins pode contar conosco nesta luta”, frisou o parlamentar.

Fotos: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News