Na sessão matutina desta terça-feira, 28, um requerimento do Deputado Eduardo Fortes (PSD) foi aprovado, em regime de urgência, com o objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes com cobras.
Para o parlamentar, a estratégia eficaz seria disponibilizar o soro antiofídico em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado do Tocantins (UBS) e oferecer soros adequados em serviços de urgência e emergência. Segundo Fortes, somente 37 unidades de saúde, em 32 municípios, estão capacitadas para lidar com acidentes com cobras, o que aumenta o risco para as pessoas que moram em municípios distantes. Ele enfatiza que o atendimento rápido pode evitar complicações graves, como necrose, amputações, hemorragias e até óbito.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2020, foram registrados 31.395 acidentes com serpentes no Brasil, dos quais 121 foram fatais. A jararaca é responsável por 70% dos casos, seguida da cascavel (cerca de 9%), surucucu (1,5%) e coral verdadeira (menos de 1%). Trabalhadores rurais e populações indígenas estão entre os grupos de maior risco.
Foto: Clayton Cristus