Ex-aluna da ETI Margarida Lemos participa do maior torneio de xadrez da América

Fisu América Chess 2023 acontecerá entre os dias 2 e 11 de maio deste ano, no formato virtual. Lorrane Martins já coleciona alguns títulos importantes em sua carreira no esporte.

A enxadrista Lorrane Martins foi convocada, neste mês de março, para participar do maior torneio da América – o Fisu América Chess 2023, que acontece entre os dias 2 e 11 de maio deste ano, no formato virtual. Ela iniciou seus treinamentos no jogo de tabuleiro ainda quando era aluna da Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, situada na região sul de Palmas.

A competidora formada como atleta pela ETI Margarida Lemos ingressou no tabuleiro no 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como mestre o Professor de Educação Física Albatenes Francisco.

Com muito orgulho, Albatenes relembra o começo dos ensinamentos e treinamentos com a estudante, dando destaque ao empenho, à dedicação e à concentração que ela sempre teve. “Desde o início Lorrane se destacou e teve uma brilhante passagem representando a escola. Foi campeã dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), saiu vencedora de três participações em competições de nível nacional, e agora vai participar de um torneio internacional. Sinto uma enorme felicidade em acompanhar a trajetória de uma ex-aluna tão comprometida”, revela, agradecendo o apoio da escola e do Coordenador de Educação Física Professor Rafael Azevedo.

Lorrane lembra que o seu interesse pelo jogo foi despertado a partir da sua participação no projeto iniciado na escola, chamado o “Xadrez que educa”. Hoje, universitária do curso de Ciências Contábeis, ela diz que o que começou como brincadeira de criança, aos 10 anos, durante as aulas, possibilitou que ela se tornasse uma competidora profissional aos 13 anos de idade, quando já tinha estudos aprofundados da técnica do xadrez. “Meu primeiro título veio quando eu tinha 13 anos, quando ganhei o Jets – etapa estadual – e participei do meu primeiro brasileiro – etapa nacional, representando o Tocantins no ano seguinte. Desde então, adquiri muito aprendizado e me esforcei cada dia mais para ganhar os novos torneios de que participei. Agradeço imensamente o aprendizado que tive na escola, onde estudei durante muito tempo”, revelou.

Títulos

Mesmo com pouca idade, a enxadrista já coleciona alguns títulos importantes em sua carreira. Segundo ela, a caminhada não para por aí, pois planeja conquistar mais títulos em sua participação no Fisu América Chess 2023. “Em 2022, consegui ganhar os Jogos Universitários Estaduais. Representando o Tocantins na etapa nacional, consegui a melhor colocação do estado, ficando entre os 15 primeiros de 29, e fui selecionada para o Fisu America Chess 2023, que será minha primeira competição em nível internacional”, lembrou.

Foto: Secom/Palmas

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News