Segmentação promove fortalecimento do comércio na capital

Assim como Brasília, Goiânia, São Paulo e outras capitais, aos 33 anos de fundação, Palmas já se define comercialmente com núcleos e atividades específicas, como gastronomia, setor automotivo e importados.

A Cidade de Palmas teve sua criação baseada num planejamento urbano moderno e humanizado, com áreas específicas para residências, comércios vicinais, indústrias gerais, indústrias não-poluentes – como o Setor Eco-Industrial – e áreas institucionais, destinadas a igrejas, colégios, associações e afins. Mas algumas definições de atividades comerciais conjuntas ocorreram – e ainda continuam ocorrendo – de forma natural e orgânica.

Na Avenida LO-15, ainda no início dos anos 90, foram iniciadas instalações de estabelecimentos de gastronomia e bares, tornando-a, mais tarde, a Avenida Gastronômica de Palmas, com a denominação de “Via Palmas-Brasil”. Surgiu, no entanto, outra avenida comercial concorrente, contendo, também, muitos estabelecimentos do mesmo segmento, que foi denominada “Avenida Palmas-Brasil Norte”. Então, a Avenida LO-15 (trecho entre as avenidas NS-02 e NS-04) passou a ser chamada de “Avenida Palmas-Brasil Sul”.

Já nas imediações da Feira da 307 Norte, aos poucos foram se concentrando lojas de confecções, havendo hoje uma grande quantidade delas; o local caminha para se tornar, em breve, um centro de comércio de moda.

 

Na 307 Norte, antes da feira coberta, tem a Praça das Confecções, que é um embrião para o Mercado Aberto

 

As indústrias foram ocupando os espaços nas áreas específicas a elas destinadas, tanto na região norte como na região sul do Plano Diretor, até surgir o Distrito Industrial de Taquaralto, que ainda se encontra em fase de desenvolvimento.

Os núcleos de concentração de lojas de múltiplas atividades foram se definindo tanto no Plano Diretor como nos bairros, mas o segmento automotivo logo encontrou seu “lugar ao sol”, na Avenida LO-19, que dá acesso à saída para Aparecida do Rio Negro. Hoje, aquela avenida se consolida como “Avenida Automotiva”, com centenas de lojas de peças de veículos e oficinas.

 

Comércio Popular

No centro de Palmas, na praça central da 104 Sul (antiga ACSE I), se concentraram os comerciantes de eletrônicos, com lojinhas e quiosques que vendem produtos eletrônicos importados a preços populares. O local é chamado de “Feirinha dos Importados”. Aos 33 anos Palmas ganha contornos comerciais com definições de segmentos específicos nas áreas e regiões da cidade onde eles alcançaram mais sucesso, unindo-se uns aos outros e crescendo juntos.

 

O comércio popular de Palmas está localizado na Quadra 104 Sul, com dezenas de lojas de produtos eletrônicos

 

Fotos: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News