Corpo de Bombeiros e Defesa Civil entregam colchões para famílias atingidas pelas cheias do Rio Araguaia

Na segunda-feira, 20, uma equipe de bombeiros militares, vinculada ao 2º Batalhão em Araguaína, entregou colchões a famílias afetadas pelo aumento do nível das águas do Rio Araguaia, em Araguanã.

Os bombeiros perceberam que havia várias crianças na área afetada. Araguanã está localizada às margens do Rio Araguaia, que também recebe todo o fluxo de água do Rio Lontra. Devido às chuvas constantes na região, o nível dos rios está subindo e atingindo as casas próximas a eles. O município fica a cerca de 100 quilômetros de Araguaína. A situação está sendo monitorada pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil Estadual.

A elevação do nível do Rio Lontra em Araguanã, no norte do estado, impactou pelo menos 18 famílias nessa segunda-feira, 20. Durante a manhã, o nível da água subiu significativamente, o que levou os moradores a serem evacuados de suas casas. O Secretário do Meio Ambiente de Araguanã, Patrick Rangel, relatou que seis famílias ficaram desabrigadas e duas desalojadas, enquanto outras dez ficaram praticamente ilhadas, mas optaram por permanecer em suas casas com a esperança de que a água baixasse.

O Rio Lontra é monitorado em tempo real, e o nível registrado na estação de monitoramento atingiu 627 centímetros durante a manhã. Segundo o secretário, a situação de alerta ocorre quando a calha do rio é rompida – transborda – com 480 centímetros, o que significa que o rio subiu quase um metro e meio acima do nível limite.

As famílias desabrigadas tiveram seus móveis retirados com o auxílio da Defesa Civil, que os transportou em caminhões e reboques de carros. As pessoas foram levadas para o centro do idoso e para o salão da igreja católica em Araguanã. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual entregam colchões a famílias atingidas pelas cheias do Rio Araguaia.

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News