Uma janela aberta para o futuro é o que pode dizer de Palmas o jovem que deseja se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, através de um curso universitário ou técnico. Em mais de 14 universidades, institutos e instituições de ensino existentes em Palmas, o estudante tem um menu com mais de uma centena de opções de cursos superiores e técnicos, de excelente qualidade, com preços acessíveis a todas as classes sociais, além das instituições da rede pública, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (Unitins), bem como as instituições do chamado terceiro setor, que constituem o Sistema S (como Sebrae, Senac, Senai, Senar, Sesc e Sesi, entre outras).
A cidade de Palmas já pode ser considerada a Capital Universitária da Região Centro-Norte do Brasil, tendo em vista o grande número de instituições de ensino em atividade. Cursos como Arquitetura, Ciências da Computação, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Farmácia, Gestão Pública, Jornalismo, Marketing, Medicina, Nutrição, Odontologia, Propaganda e Publicidade, Psicologia, Relações Públicas, Serviço Social, Teologia, Turismo, Veterinária, Urbanismo e dezenas de outros estão disponíveis nas redes públicas e particulares de ensino.
Não é difícil ter acesso aos cursos de terceiro grau e profissionalizantes em Palmas. Boas escolas preparatórias, cursos pré-vestibular e “intensivões” estão disponíveis na capital, visando preparar jovens e adultos para o ingresso num curso superior ou técnico. Há, ainda, instituições que facilitam a vida do estudante, oferecendo preços acessíveis, bolsas de estudos, aulas semipresenciais ou à distância, pelo Sistema EAD.
Pós-graduação, Doutorado, Capacitação e Terceira Idade
Para quem já concluiu o ensino superior, há, em Palmas, instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação e mestrado, em várias áreas. Com a ampliação dos seus conhecimentos, o profissional poderá almejar promoção em sua carreira, tanto no serviço público como na iniciativa privada.
Especialmente para os servidores públicos concursados na área da Educação, existe a possibilidade de fazerem um curso técnico de capacitação, com duração de dois anos, para ampliarem seus conhecimentos e se prepararem para a progressão em suas carreiras e obtenção de melhores salários. Nesse curso, que está em sua 7ª edição, são ministradas duas aulas presenciais por mês, que ocorrem em finais de semana.
Para aqueles que já passaram dos 60 anos e estão na chamada de terceira idade, existe em Palmas a Universidade da Maturidade (UMA), um projeto de inclusão social, que possibilita a melhoria da qualidade de vida não somente de pessoas idosas, mas também de outros adultos acima de 45 anos, dando a eles a oportunidade de voltar às salas de aula. (Foto: Flávio Clark)