Os principais índices nova iorquinos terminaram o dia em terreno positivo, com os reguladores a devolverem calma aos mercados, após a compra do Credit Suisse pelo UBS por três mil milhões de euros.
Ainda influenciando a negociação estão declarações da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, que assegurou que a autoridade monetária está disposta a garantir liquidez ao sistema financeiro da Zona do Euro, caso “seja necessário”.
Os principais índices nova iorquinos terminaram o dia em terreno positivo, com os reguladores devolvendo calma aos mercados, após a compra do Credit Suisse pelo UBS, por três mil milhões de euros.
O S&P 500, referência para a região, somou 0,89% para 3.951,57 pontos, o industrial Dow Jones subiu 1,2% para 32.244,58 pontos e o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,39% para 11.675,54 pontos.
Os bancos regionais norte-americanos terminaram também o dia com ganhos, recuperando-se de fortes perdas na última semana, com o colapso do SVB e as preocupações em torno do Credit Suisse.
“Ainda não estamos a sentir todos os efeitos [das subidas das taxas de juro]. Os bancos regionais, que contabilizam para cerca de um terço de todos os empréstimos nos Estados Unidos, vão ter de desacelerar nos empréstimos para recuperarem”, explicou o analista Eric Diton, da The Wealth Alliance, à Bloomberg.
Os investidores estão focados na reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana nesta terça e quarta-feira, quando é esperada uma manutenção dos juros diretores ou uma subida em 25 pontos base.
Fonte: jornaldenegocios.pt
Autor: Diogo Mendo Fernandes