Com alerta de chuvas do Inmet para o Tocantins, o RJN traz dicas para quem dirige nesse período

As chuvas se intensificaram nos últimos dias em todo o estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuvas para as próximas horas, com ventos, risco de queda de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e quedas de galhos de árvores. O alerta laranja do Inmet chama a atenção para vários cuidados, dentre os quais está o de dirigir em dias chuvosos.

Foto: Reprodução/Inmet

Alguns trechos trechos da capital têm registrado mais acidentes de trânsito, como a Avenida Teotônio Segurado e a Ponte da Amizade –  entre Palmas e Luzimangues. O instituto alerta os motoristas para não estacionarem próximo a torres de transmissão, placas de propagandas e árvores.

O RJN separou algumas dicas e orientações para quem vai dirigir em dias chuvosos.

 

Não estacione embaixo de árvores

Sempre nos deparamos com notícias de árvores que caíram sobre carros durante tempestades. Aquele velho ditado de que nunca vai acontecer com a gente jamais deve ser levado em conta. Sempre que estacionar, evite utilizar vagas que estejam muito próximas a árvores ou embaixo delas, pois pode colocar em risco a vida de ocupantes do veículo ou facilitar que ele sofra danos.

 

Em caso de alagamento

Essa situação, muitas vezes, deixa o motorista em dúvida quanto ao nível de água na via, levando-o a considerar se deve, ou não, prosseguir no percurso.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Em alagamentos, a ação mais segura é parar o veículo e esperar o escoamento da água ou dar meia-volta e buscar um caminho alternativo.

Caso não haja caminho alternativo, é importante observar que o nível da água não esteja ultrapassando metade da roda do veículo e usar a primeira marcha. Na dúvida, ou se não conhecer a estrada, o recomendável é não atravessar a enchente, principalmente por causa de obstáculos cobertos pela água, como buracos e bueiros.

 

Manutenção do veículo

Parece clichê, mas “a manutenção do veículo tem que estar em dia”. Durante os meses chuvosos, a atenção com os pneus precisa ser redobrada; afinal, com o asfalto molhado, o atrito entre os pneus e a pista fica reduzido, aumentando as chances de aquaplanagem, que é o fenômeno que faz o veículo flutuar ao passar em poças de água. Nessa situação, na maioria das vezes, o motorista não consegue manter o controle da direção.

Foto: Reprodução/ Inmet

Nada de pneus carecas e sempre mantê-los calibrados. A revisão completa do veículo evita prejuízos e mantém a segurança de todos. Itens como freios e suspensão não podem ficar de fora na hora da revisão.

De acordo com Rone Carlos, que trabalha como mecânico, “a manutenção do carro em dia é sinônimo de segurança e economia para o proprietário, pois, se ele deixar acumular problemas, na próxima revisão, podem surgir possíveis trocas de peças, sem contar os perigos de acidentes”.

 

Melhor ficar atento a todas as dicas, considerando o famoso ditado: “melhor prevenir do que remediar”.

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News