A entrega dos certificados foi feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo titular da pasta do Esporte e Juventude, Elenil da Penha. O Deputado Amélio Cayres (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, prestigiou a cerimônia, que aconteceu nessa quinta-feira, 16. O grande vencedor foi o jovem Anderson Martins, de Araguaína, que defendeu o projeto Respira e recebeu R$5 mil como prêmio.
Também foram certificados os jovens Marcos Vinícius (Taguatinga), com o projeto Cerrado em Ação; Alice Rocha (Porto Nacional), com o projeto Distribua Perseverança; Giovanna Fonseca (Taguatinga), com o projeto Apae Noel; Izabel Cristina (Formoso do Araguaia), com o projeto Damas da Bola; Júlia Guilherme (Brejinho de Nazaré); e Vitória Alves (Tocantinópolis), com o projeto Eco Bike.
O Jovens Protagonistas envolveu um público na faixa etária de 15 a 29 anos, dos 139 municípios do Tocantins. A iniciativa da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude visa reconhecer e fortalecer jovens que contribuem para solucionar problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais, além de beneficiar esse segmento com capacitação sobre políticas públicas e elaboração de projeto-ação de transformação social.
“Queremos a nossa juventude brilhando em todas as vertentes, no esporte, na cultura, no entretenimento. A juventude é isso. Nós somos governo e temos a responsabilidade de promover políticas de inclusão social e estamos orientando os nossos secretários que cuidem de projetos que possam inserir a juventude no mercado e socialmente”, ressaltou o Governador Wanderlei Barbosa, informando ainda que já determinou um levantamento para recuperar diversos ginásios de esportes em todo o estado para atender melhor a juventude tocantinense. “Quando nós atendemos a juventude, também estamos atendendo as famílias e é isso que queremos”, completou.
O vencedor do projeto Jovens Protagonistas, Anderson Martins, afirmou que foi uma honra receber a premiação e explicou que a sua iniciativa nasceu em um parque público da sua cidade e que, agora, está expandindo para as escolas. “É um prazer imenso saber que posso contribuir de alguma forma, sair de minha bolha e proporcionar um pouco de qualidade de vida, de confiança e saúde a quem mais precisa. Esse projeto do governo foi importante para mostrar esse protagonismo em torno de ideias e iniciativas que beneficiam as pessoas menos favorecidas”, destacou.
Giovanna Fonseca, que apresentou o projeto Apae Noel, elogiou a iniciativa do governo do Tocantins em conceber a iniciativa. “A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é muito carente e, com isso, as pessoas conseguiram enxergar o havaiano”, pontuou.