Nessa quarta-feira, 15, o Governo do Tocantins e o Banco da Amazônia (Basa) assinaram um protocolo de intenções para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do estado. O acordo prevê a disponibilização de recursos financeiros de até R$2.483,19 bilhões, provenientes do Fundo de Financiamento do Norte (FNO) para crédito de fomento, além de R$341,5 milhões da carteira comercial do banco para crédito a empresas e negócios regionais
O Governador Wanderlei Barbosa destacou que os recursos serão utilizados para incentivar atividades comerciais dos diversos setores produtivos do Tocantins, com compromisso de preservação do patrimônio ambiental do estado, como a proteção das matas ciliares e reservas ambientais.
O protocolo de intenções assinado representa a ampliação desses investimentos e, consequentemente, mais desenvolvimento para o estado. O presidente do Basa, Valdecir Tose, enfatizou que o banco é focado no desenvolvimento regional e quer fazer parcerias para ajudar os empreendedores locais, que são seus clientes.
O superintendente do Basa no Tocantins, Marivaldo Gonçalves de Melo, explicou que o banco tem participação em 65,97% no crédito de fomento do estado e 52,62% nos créditos totais. Ele destacou que o Tocantins é o estado que mais aplicou recursos proporcionalmente, em relação a todos os estados da Região Norte.
Durante o evento de assinatura do protocolo de intenções, o Governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o governo do Tocantins pretende priorizar os pequenos e médios empreendimentos, principais responsáveis pela movimentação econômica nos municípios. Ele anunciou investimentos no setor agropecuário, por meio da doação de kits com sementes e adubos para mais de 11 mil pequenos produtores na Agrotins.