O acidente ocorreu na manhã de quinta-feira, quando um trem de mercadorias dessa empresa norte-americana descarrilhou em White Plains, Alabama, sem registro de feridos ou de fuga de materiais perigosos.
A própria empresa garantiu em comunicado, após o descarrilhamento, que o evento não representava risco para a população, visto que o comboio não transportava materiais perigosos.
Este é o terceiro descarrilhamento da empresa no último mês, segundo a estação norte-americana ABC.
O acidente ocorreu poucas horas antes de o presidente da empresa, Alan Shaw (que se desculpou pelo incidente em East Palestine, no Estado de Ohio e prometeu “terminar o trabalho” na área afetada pela fuga de químicos), ter comparecido perante uma comissão do Senado.
Em 3 de fevereiro, o acidente em East Palestine não causou vítimas diretas, mas provocou um incêndio, com uma coluna de fumaça negra de grandes proporções. O comboio que descarrilhou transportava cloreto de vinilo, um produto químico usado na fabricação de plástico e que é considerado cancerígeno e altamente inflamável.
As autoridades federais e estatais disseram repetidamente que é seguro para os residentes evacuados regressarem à região e que os testes do ar na cidade e em centenas de casas não detectaram nenhum nível preocupante de contaminantes. No entanto, quase um mês depois, alguns moradores dizem que ainda sofrem de doenças.
Nessa sexta-feira, perante o Congresso norte-americano, o diretor-executivo da empresa ferroviária prometeu milhões de dólares para ajudar na recuperação da cidade atingida. Ele foi insistentemente questionado, tanto por democratas como por republicanos, sobre compromissos específicos para compensar por danos materiais e de saúde a longo prazo. “Lamento muito o impacto que este descarrilhamento teve nas pessoas daquela comunidade”, disse Shaw à Comissão para o Ambiente e Obras Públicas do Senado dos Estados Unidos, acrescentando: “Estaremos presentes durante o tempo que for necessário para ajudar East Palestine a recuperar e prosperar”.
Mas os votos de pesar e o compromisso de 20 milhões de dólares (18,9 milhões de euros) de ajuda até agora não satisfizeram os congressistas e vários residentes de East Palestine, que se deslocaram a Washington para assistir à audiência.
A empresa ferroviária anunciou várias atualizações voluntárias de segurança, mas os senadores, contudo, estão tentando agir por conta própria enquanto investigam o descarrilhamento, a resposta do Governo do Presidente Joe Biden e as práticas de segurança da companhia, após o descarrilhamento e capotamento de 38 vagões, 11 dos quais transportando materiais perigosos.
Fonte: jn.pt