Esperantina: governador e presidente da Assembleia reabrem a 30ª unidade da PM no estado

Ao lado do Deputado Amélio Cayres, presidente da Assembleia Legislativa e forte liderança na região do Bico do Papagaio, o Governador Wanderlei Barbosa reativa o Destacamento de Esperantina.

O Município de Esperantina, na região do Bico do Papagaio, foi a trigésima cidade a receber um Destacamento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). A inauguração simbólica do local foi feita pelo Governador Wanderlei Barbosa nessa sexta-feira, 10, com a presença do Vice-governador Laurez Moreira, do Prefeito Doutor Armando, do Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Amélio Cayres, da Senadora Professora Dorinha e de outras autoridades políticas da região.

O Destacamento pertence ao 9º Batalhão da Polícia Militar de Araguatins, que abrange 14 cidades, das quais sete destacamentos já tinham sido reativados, recentemente.

A reativação do Destacamento de Esperantina faz parte da política da atual gestão de dotar todos os municípios tocantinenses de estrutura policial, implementada a partir da integração dos 958 novos policiais do último concurso da PM.

Durante a inauguração, o Governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o Destacamento de Esperantina conta com seis policiais, viatura e equipamentos para o policiamento ostensivo. “O que estamos fazendo é cuidar das pessoas. Quando reativamos um Destacamento como esse aqui em Esperantina, estamos proporcionando sensação de segurança para as pessoas. Um estado que investe em segurança atrai investidores”, frisou.

A base do município também foi contemplada com o Kit Destacamento, que é composto por uma viatura policial, um tablet ou smartphone, um computador desktop, uma impressora térmica, um rádio portátil (HT), um fuzil, coletes e seis pistolas. (Foto: Esequias Araújo)

 

Por que o deputado Amélio Cayres se destaca nesse contexto

Esperantina é a cidade que projetou, na política, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Amélio Cayres. Ali, ele iniciou sua carreira política, quando foi eleito prefeito da cidade em 1997, tendo sido, em seguida, reeleito para o mandato 2000-2004. Depois disso, em 2006, Amélio Cayres elegeu-se deputado estadual, estando agora no seu quinto mandato.

Esperantina é tão importante na vida da família Cayres que, no ano de 2008, sua esposa Geneci Almeida foi eleita prefeita da cidade, para o quadriênio 2009-2012.

No dia 9 deste mês, Geneci esteve na Assembleia Legislativa e teve assento de honra na solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ela visitou todos os setores da Assembleia e conversou com as servidoras. A primeira-dama do Legislativo estadual também fez a entrega de homenagens durante a sessão solene, como a da Dona Nonata, artesã e quebradeira de coco no Bico do Papagaio.

 

Geneci Almeida ao lado de Dona Nonata, artesã e quebradeira de coco, com o marido, Deputado Amélio Cayres, presidente da ALETO.

 

Resultados

O comandante geral da PMTO, Coronel Márcio Barbosa, destacou os resultados concretos da política estadual de segurança pública. “Já reduzimos os índices de criminalidade em todo o estado. Isso é fruto de trabalho árduo, bem planejado, que envolve os eixos de policiamento ostensivo e preventivo, policiamento de recobrimento e policiamento especializado”, frisou.

O Vice-governador Laurez Moreira lembrou que o Tocantins contava com 70 municípios sem um único policial, mas que essa realidade já faz parte do passado, com a incorporação dos 958 novos policiais. “Agora todas as localidades do Tocantins contam com policiais bem treinados e com equipamentos de última geração para combater a criminalidade e proporcionar segurança à população”, ressaltou.

“Agora temos segurança em nossa cidade. Só temos que comemorar e agradecer”, ressaltou o prefeito de Esperantina, Doutor Armando Alencar.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News