Energisa desativa 160 ligações clandestinas em Palmas

Operação ocorreu na região norte da capital e contou com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.

Com o objetivo de combater o furto de energia e orientar a população quanto a prejuízos e perigos de ligações clandestinas, equipes da Energisa, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, realizaram uma operação envolvendo 11 pessoas, entre colaboradores da concessionária de energia, da PM e da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP).

De acordo com a Energisa, seis setores da região norte foram fiscalizados, resultando em 160 desligamentos de energia. As fiscalizações ocorreram no setor Água Fria e nos loteamentos Cardeal, Aconchego, Sonho Meu, Sonho Novo e Nova Canaã.

O coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Ricardo Pedrosa Brito, afirmou: “A ligação clandestina de energia elétrica, além de crime, coloca a vida das pessoas em risco, pois pode provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios”.

Segundo a Energisa, esses furtos são descobertos por denúncias e também pelas equipes de campo, que fazem análise por meio de uma rede inteligente, que calcula pontos com prováveis ligações clandestinas de energia.

A empresa divulgou um balanço de 2022, quando foram identificados 5.318 desvios de energia no estado. Ao todo, considerando as irregularidades, foram desviados 36.171 MWh de energia no ano passado, o que equivale a uma redução de 25% em relação ao ano de 2021. A concessionária ressalta que, apesar dessa redução, o volume desviado apenas no ano passado já seria suficiente para suprir cerca de 15,5 mil clientes tocantinenses por ano.

Furtar energia é crime previsto no Código Penal, com pena de até quatro anos de reclusão e multa. As denúncias de furto podem ser feitas de forma anônima, através dos seguinte canais: telefone 0800 721 3330; site energisa.com.br; e WhatsApp (63) 99222-6664.

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News