Exclusiva: Berenice Barbosa fala ao RJN sobre ações da Secretaria Estadual da Mulher

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher lança, no Palácio Araguaia, projeto de parcerias com os 139 municípios tocantinenses. A secretária Berenice Barbosa, em visita à redação do RJN, falou das pautas da nova pasta criada pelo Governador Wanderlei Barbosa.

A Secretaria Estadual da Mulher, criada pelo Governador Wanderlei Barbosa, vem inovar a administração pública com a proposta de promover a inclusão social das mulheres tocantinenses no centro da gestão, viabilizando ações e construindo caminhos de acesso a políticas públicas capazes de proporcionar às mulheres condições de crescimento, conquistas e qualidade vida. Para isto, vem atuando em conjunto com as demais pastas do governo, instituições diversas, forças de segurança, Justiça e prefeituras municipais.

Esta nova pasta está levantando dados, visando obter um diagnóstico da realidade atual do universo feminino nos 139 municípios tocantinenses, para, então, estabelecer um paradigma de ações transversais que possam mudar a vida de milhares de mulheres, em especial as mais carentes.

Secretária Berenice com o Jornalista Flávio Clark fala sobre estar motivada com a possibilidade de trabalhar pela mulher tocantinense

A Secretaria da Mulher, que, pela primeira vez, é inserida dentre os órgãos do primeiro escalão do governo do estado, é comandada por Berenice de Fátima Barbosa, pedagoga aposentada, irmã do Governador Wanderlei Barbosa, experiente na área de administração pública. Na tarde dessa terça-feira, 7, a secretária visitou a redação do portal RJN, tendo sido recepcionada pela Diretora Executiva do Portal Rede Jovem News e da Rádio Jovem Palmas, Polyanna Marques Teixeira. Durante a visita, ela concedeu entrevista ao Jornalista Flávio Clark e discorreu sobre como serão empreendidas as ações da sua pasta. Leia a entrevista:

REDE JOVEM NEWS – Secretária, para a senhora é um desafio assumir a Secretaria de Estado da Mulher, sendo irmã do Governador Wanderlei Barbosa e filha da saudosa Dona Maria Rosa?

BERENICE BARBOSA – Assumir uma pasta, qualquer que seja ela, é um desafio. Não poderia ser diferente com a Secretaria da Mulher. Quando eu assumi a secretaria, antes nós já havíamos feito um trabalho a nível de estado com as mulheres do Tocantins. Essa missão vem ao encontro daquilo que minha mãe (Maria Rosa de Castro, in memoriam) sempre projetou para o estado. Ela gostaria de ver as mulheres como autoras das suas próprias histórias. E nós assumimos esta pasta com muita responsabilidade, determinação e vontade de realizar um trabalho com bons resultados por esse estado, especificamente pelas nossas mulheres, as mulheres do Tocantins, sabendo que isso é um grande desafio.

REDE JOVEM NEWS – Ao nomeá-la como Secretária Estadual da Mulher, o Governador Wanderlei Barbosa lhe apresentou prioridades ou diretrizes?

BERENICE BARBOSA – Com certeza. Sou irmã do governador, fomos criados juntos, somos filhos de Maria Rosa e Fenelon Barbosa, somos seis mulheres e três homens, e meus pais criaram mais um homem; no total, somos dez. E desde criança somos muito unidos. Sempre conversamos muito. E quando ele me convidou para essa missão, Wanderlei me direcionou por onde deveríamos começar. Se é uma secretaria, essa pasta irá articular políticas públicas voltadas para as mulheres. Nós queremos fazer um trabalho junto com as associações, igrejas, instituições oficiais, como o Sistema S, um trabalho que envolva os 139 municípios tocantinenses, com a intenção de alcançar cada mulher desse estado, levando essa política de atendimento, inclusão e inserção, fazendo com que cada mulher se sinta valorizada, protegida e vista pela administração estadual; essas foram algumas das diretrizes dadas pelo governador. E o nosso Governador Wanderlei Barbosa tem como lema do seu governo cuidar das pessoas. E isso é a primeira coisa que ele fala quando nos dá uma missão, como uma forma de direcionamento das nossas ações. Nós temos que cuidar das pessoas, fazendo com que elas sejam, de fato, cuidadas pelo poder público, através da saúde, da educação, da assistência social. É dessa forma que vamos trabalhar, levando para a mulher tocantinense o cuidado com a sua saúde, mais educação, para que ela possa se empoderar desse momento que ela vive. Vamos oportunizar às mulheres do Tocantins a possibilidade de qualificação profissional, através de cursos de formação e capacitação, conhecimento em gestão, para que ela possa ter o seu próprio negócio. Essas foram, basicamente, as diretrizes que o governador nos deu, e a nossa meta é corresponder às suas expectativas, com responsabilidade e compromisso.

REDE JOVEM NEWS – O Estado do Tocantins nunca teve uma pasta exclusiva para atendimento à mulher. Na história deste estado uma Secretaria da Mulher é realmente uma inovação administrativa? Como a senhora vê essa iniciativa inédita do governador?

BERENICE BARBOSA – A criação da Secretaria da Mulher é de fato inédita, e isso faz desse momento um momento histórico que o Tocantins vive hoje. Quando o Governador Wanderlei Barbosa criou essa pasta, nós recebemos a notícia com muita alegria, muito entusiasmo; vimos que as mulheres do Tocantins ficaram entusiasmadas em ver a iniciativa dele, porque o Tocantins completa 35 anos em outubro deste ano, e muitos avanços já tivemos nesse estado, que é um lugar maravilhoso para se viver. Palmas é uma capital linda; porém, até então, nunca tinha se pensado em ter uma secretaria, um espaço dentro do governo voltado exclusivamente para a mulher, e o Wanderlei trouxe essa inovação administrativa para o estado, e nós, mulheres do Tocantins, recebemos essa iniciativa com muito entusiasmo. A Secretaria da Mulher é um espaço de diálogo, onde a mulher terá voz, sendo chamada para participar das discussões sobre as políticas públicas voltadas para a mulher, como combate à violência doméstica, busca da igualdade entre mulher e homem, igualdade salarial e financeira, dignidade no mercado de trabalho, oferecendo à mulher oportunidade e condições de ocupar os seus espaços.

REDE JOVEM NEWS – O Tocantins é um estado de dimensão territorial enorme (277.621 km²). Como a senhora está preparando seu trabalho e agenda para alcançar todos os 139 municípios, com ações voltadas para melhorar a vida da mulher tocantinense?

BERENICE BARBOSA – A extensão territorial do nosso estado é realmente um dos grandes desafios, que dificulta um pouco qualquer trabalho de amplitude a nível estadual, como é o caso da Secretaria da Mulher, que precisa envolver todos: municípios, cidades, povoados e vilarejos. Porém, já temos um planejamento com agenda de prioridades e visitação. Quando nós assumimos, nós mandamos um ofício para cada prefeitura, oficiando cada prefeito, cada prefeita, nos colocando à disposição, falando do nosso desejo de trabalhar em parcerias entre o governo estadual e os governos municipais. Dividimos o estado em 13 regionais; dessa forma, ficará mais fácil trabalhar, pois serão criados polos, atendendo todas as regiões do estado, desde o Bico do Papagaio ao extremo da região sudeste, desde a Ilha do Bananal até o Jalapão. E a gente vai conseguir fazer isso. Eu já disse para o governador que vamos precisar de um avião. Quando passar o período chuvoso, vamos sim precisar de um avião para percorrer todo o estado. Precisamos abraçar essas mulheres, sentar com essas mulheres, visitar cada prefeitura, buscando parceria com prefeitos e prefeitas, com as câmaras municipais, com todos os organismos que formam a rede de proteção à mulher, a nível estadual e regional. Isso irá fortalecer o nosso trabalho, e a presença do poder público estará chegando em cada município.

Berenice Barbosa com Polyana Marques Teixeira –  Diretora Executiva do RJN e da Rádio Jovem Palmas

REDE JOVEM NEWS – O que a Secretaria de Estado da Mulher está preparando como atividades especiais para o Dia Internacional da Mulher, 8 de março?

 

BERENICE BARBOSA – Nós estamos ainda em fase de implantação da Secretaria. Ela foi criada recentemente. Da minha posse até hoje tem menos de 40 dias (37 ou 38 dias), mas, mesmo assim, nesse intervalo de tramitação de documentos para a efetivação da Secretaria, eu já busquei parcerias com outros órgãos, como o Sebrae e todo o Sistema S (Sesc, Senai, Sest, Senar e Sescoop), a  Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Segurança Pública, o Tribunal de Justiça do Estado, a OAB/TO e vários conselhos regionais. Na minha visita ao Sebrae, saí de lá muito, muito entusiasmada com a possibilidade de fecharmos uma parceria para capacitar cerca de quatro mil mulheres, durante este ano, em pelo menos 100 municípios. Começamos uma discussão e um diálogo sobre isso, e essa discussão culminou com a decisão de lançarmos esse programa já nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 9 horas da manhã, com a presença de representantes dos 139 municípios. Para presentear essas mulheres, a princípio seria isso para começar.

Na programação deste 8 de março no Palácio Araguaia, nós teremos um talk show, com algumas mulheres que têm histórias exitosas. Na oportunidade, vou aproveitar o momento e esse grande público para falar do planejamento de ações, atividades e pautas da Secretaria da Mulher, como a secretaria vai funcionar, quais são as diretrizes básicas de funcionamento; vou apresentar o projeto macro, que vem como um guarda-chuva para todas as ações; através dele, nós vamos puxar todas as ações e, depois, vamos fazer o Termo de Assinaturas. Vamos homenagear algumas mulheres, e eu aproveito essa oportunidade para convidar você, mulher tocantinense, e todas as mulheres a participarem conosco; será uma oportunidade de conhecer a Secretaria, conhecer o nosso trabalho que vamos divulgar nesta data, sem dizer que serão todas muito bem-vindas. E, para encerrar a minha fala, quero desejar um feliz e abençoado Dia da Mulher, neste 8 de março; que a graça do Senhor possa alcançar o lar de cada mulher tocantinense: a mulher trabalhadora, a mulher do campo, a indígena, a quilombola, a servidora pública, a dona de casa, a diarista, enfim, todas as mulheres. Que Deus possa alcançar cada uma, trazendo muita paz, muita luz, muita saúde. Que vocês, mulheres, possam se sentir amadas e acolhidas por nós. A Secretaria da Mulher está de braços abertos para, juntas, fazermos o melhor para o Tocantins e para nós, mulheres tocantinenses.

FOTO: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News