“Atuei em todas as sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, com 100% de presença, pois sei da importância de estar no dia a dia do trabalho parlamentar. Atendemos nesse período mais de 60 prefeitos, que participaram, junto comigo, de audiências”, elucidou Ricardo Ayres (Republicanos/TO), em entrevista exclusiva ao RJN sobre o seu primeiro mês representando o povo do Tocantins na Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.
Conforme o parlamentar, cada líder que trouxe as suas demandas foi ouvido, tendo em vista que “é muito importante que entendamos a realidade de cada município e as suas dificuldades, para que possamos buscar recursos para resolução desses desafios”, falou.
Canabidiol
Ainda segundo Ricardo Ayres, já tramitam na Casa 66 proposições de sua autoria, sendo pelo menos oito Projetos de Lei. Um deles, conforme o parlamentar, é sobre a inclusão do Canabidiol como medicamento a ser ofertado pelo SUS de maneira gratuita à população. “Eficácia cientificamente comprovada”, pontuou.
MP dos combustíveis
Além disso, conforme o deputado, também foram apresentadas algumas indicações, como, por exemplo, a que solicita a desoneração dos tributos federais em relação ao nossos combustíveis. “Sigo firme para que esta indicação, relativa aos combustíveis, seja acolhida em breve. Além de apresentá-la ao Ministro Fernando Haddad, eu a transformei na Medida Provisória 1163, apresentada nesta semana, que já tramita na Casa”, explicou.
Saúde é prioridade
O parlamentar destacou, ainda, que o trabalho será focado, prioritariamente, na saúde, já que é área em que a população mais enfrenta dificuldades e tem maiores demandas no atendimento. “Precisamos zerar as cirurgias eletivas, o governo federal precisa aplicar esses recursos junto ao governo do estado e municípios, para que a gente consiga eliminar de uma vez por todas essa fila”, frisou.
Oportunidades
Além da saúde, o deputado, que teve o início da sua vida pública no movimento estudantil, pontuou que ainda irá trabalhar, fortemente, na educação profissionalizante, ao afirmar que “os nossos jovens precisam de oportunidades de acesso ao emprego e vão ter essa oportunidade com apenas a capacitação profissional que precisa se restabelecer”, assegurou.
Obras
Para Ricardo, investir em projetos de obras estruturantes no Tocantins é assegurar o desenvolvimento da região com mais emprego e renda para os que mais precisam. “Vamos ainda estar atentos às demandas dos nossos 139 municípios em outras áreas, como as BRs 235, 242, o término das obras das pontes de Xambioá e Caseara, bem como de Filadélfia sobre o Rio Tocantins”, destacou.
Para o parlamentar, o andamento da hidrovia Araguaia/Tocantins, com o Porto de Praia Norte, também será tratado de maneira especial, já que, segundo ele, é necessário operá-la o mais rápido possível. “Serão mais oportunidades para o nosso estado e mudança em todo o eixo logístico do país, fazendo com que as cargas de Manaus e da região norte adentrem o nosso país, por meio do nosso território”, frisou.
Ministérios
“Apesar de estarmos agora no início do mandato, já temos trabalhado junto ao governo federal na liberação de emendas voltadas à saúde, dando atenção aos municípios que precisam de investimentos. Tenho visitado vários ministérios, cumprindo agenda com muitos prefeitos do TO aqui em Brasília, DF”, finalizou.