Cinthia Ribeiro: da coragem de mexer no transporte público às críticas

Depois de colocar fim ao monopólio do transporte coletivo, Prefeita Cinthia Ribeiro está buscando implantar melhorias que beneficiem os usuários dos ônibus urbanos.

 

Desde que a prefeitura assumiu o controle do transporte público na capital, a Prefeita Cinthia Ribeiro vem sofrendo críticas por parte de usuários. Sim! São trabalhadores que acordam antes do sol nascer e, muitas vezes, nem tomam café para chegar na hora certa no trabalho.

São pedreiros, serventes, ajudantes de obras, estudantes e, dentre outros, as secretárias do lar, sendo que estas pertencem a uma categoria guerreira, que faz de tudo e mais um pouco e seu trabalho nunca termina; quando chegam em casa, aliás, mais do mesmo tipo de trabalho, para darem conforto às próprias famílias.

Dona Luzia, do Berta Ville, me contou que antes já demorava para chegar em casa, mas que hoje piorou. Dona Luzia! Não está fácil né? A gente que é jornalista sempre fica de olho exatamente nesses detalhes. Como é bom chegar em casa antes das 18 horas!

Esses dias, no meu trajeto para casa, na Avenida Teotônio Segurado, o que tinha de gente nos pontos de ônibus, aguardando, não era brincadeira. Parei para conversar. Tinha gente com dor nas pernas de tanto ficar o dia todo em pé. Tinha o seu Aroldo, pintor, que tivera um dia longo de vários metros de muro pintados e só queria chegar em casa, tomar um banho, jantar e deitar.

A questão do transporte público na capital é bem complexa. Tem a parte estrutural de bilhetagem, que não se resolve do dia para a noite; a falta de motoristas; e também a quantidade de ônibus. Eu me arrisco a dizer que a prefeita esteja por dentro de todas essas dificuldades e queira resolvê-las bem rapidamente. Cinthia Ribeiro colocou ponto final num velho ciclo, o ciclo dos ônibus sujos, das linhas com muita demora, dos bancos quebrados, dos aumentos constantes no preço da passagem. É claro que o povo se lembra de tudo isso! Separando o joio do trigo, essa é a moral da história! O trabalhador reconhece o esforço da prefeita em ter coragem e assumir a estrutura do transporte público. As novidades anunciadas na última coletiva, sobre as novas mudanças nos ônibus, trouxeram esperança para aqueles que não têm outra alternativa, a não ser esperar.

Dona Luzia não quer mais chegar atrasada do trabalho, mas demonstrou esperança de que isto se resolverá em breve.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News