Wanderlei Barbosa cria Secretaria da Cultura e nomeia Tião Pinheiro para comandar a pasta

Secretaria foi desmembrada do Turismo, que continua com Hercy Filho, também nomeado como titular

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta quinta-feira, 2, a Medida Provisória (MP) nº 5/2023, que desmembra a Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) e cria duas pastas independentes: a Secretaria da Cultura e a Secretaria do Turismo. A decisão visa fortalecer ainda mais as expressões culturais do Tocantins, valorizando artistas locais e impulsionando a economia criativa no estado.

Como secretário da Cultura, o Governador Wanderlei Barbosa nomeou o Jornalista José Sebastião Pinheiro de Souza, o “Tião Pinheiro”. Já Hercy Filho também foi nomeado para continuar gerindo a agora exclusiva Secretaria de Turismo.

Tião Pinheiro já havia sido convidado para ser Secretário da Cultura em outra ocasião. Em 2010, quando o criador do Tocantins, Siqueira Campos, se tornou governador, uma das suas primeiras providências foi a formação da sua equipe, tendo convidado o jornalista para assumir a Secretaria da Cultura. No entanto, em entendimento mútuo, compreenderam que o momento da carreira do jornalista ainda exigia que ele estivesse à frente da Editoria-chefe do Jornal do Tocantins (Grupo Jaime Câmara) e também dos seus próprios projetos literários.

Ação de Governo

Ao assinar a Medida Provisória, Wanderlei Barbosa destacou: “estamos dando um grande passo em favor da cultura tocantinense e seus representantes, que, de modo geral, vive um momento muito bom. É preciso que os administradores públicos percebam a importância da criação de uma pasta específica para gerir o setor. A cultura do Tocantins só tem a ganhar com isso”, destacou o governador, acrescentando que, com o desmembramento, as demandas do turismo do estado também “receberão uma estrutura administrativa maior”, completou.

Secretaria da Cultura

A Secretaria de Estado Cultura terá como competências: formular e implementar, com a participação da sociedade civil, o Plano de Cultura do Tocantins – PEC/TO, executando as políticas e as ações culturais definidas; implementar o Sistema de Cultura – SC/TO, integrado ao Sistema Nacional de Cultura – SNC, articulando os atores públicos e privados no âmbito do Estado do Tocantins, estruturando e integrando a rede de equipamentos culturais, descentralizando e democratizando a sua estrutura e atuação; promover o planejamento e fomento das atividades culturais no território tocantinense, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento local.

A Secretaria também vai trabalhar para valorizar todas as manifestações artísticas e culturais que expressem a diversidade étnica e social do território tocantinense; preservar e valorizar o patrimônio cultural do Estado do Tocantins; pesquisar, registrar, classificar, organizar e expor ao público a  documentação  e  os  acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do Estado do Tocantins; manter articulação com entes públicos e privados, visando à cooperação em ações na área da cultura; estruturar o calendário dos eventos culturais do Estado do Tocantins; captar recursos para projetos e programas específicos junto a empresas, órgãos, entidades e programas internacionais, federais e estaduais; e promover o intercâmbio cultural em âmbito regional, nacional e internacional.

Outras competências a serem destacadas são a de assegurar o funcionamento do Sistema de Financiamento à Cultura do Tocantins – SFC/TO e promover ações de fomento ao desenvolvimento da produção cultural no âmbito do Estado do Tocantins; descentralizar os equipamentos, as ações e os eventos culturais, democratizando o acesso aos bens culturais; estruturar e realizar cursos de formação e qualificação profissional nas áreas de criação, produção e gestão cultural, promovendo a capacitação no âmbito do Estado, em outros Estados da Federação, bem como em eventos de capacitações internacionais, consoante a disponibilidade orçamentário-financeira do estado; elaborar estudos das cadeias produtivas da cultura para implementar políticas específicas de fomento e incentivo; dentre outras.

Perfil do Tião Pinheiro

Tião Pinheiro é jornalista com 45 anos de profissão, poeta com cinco livros publicados, compositor com três discos lançados e músicas gravadas por outros artistas. Nasceu em Monte Alegre, Goiás, em 9 de maio de 1954. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez máster em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo – hoje Instituto Internacional de Ciências Sociais (São Paulo) e se formou agrimensor pela então Escola Técnica Federal de Goiás (hoje IFG). Possui um extenso currículo profissional, com destaque para os 44 anos em que atuou em diversas áreas do Grupo Jaime Câmara (GJC). Entre 2020 e janeiro de 2023, assumiu a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

A trajetória de Tião Pinheiro foi além do Jornalismo. Compositor, poeta e escritor, Tião guarda uma história admirável de parcerias culturais de relevância.

Nos idos anos de 1990, Tião criou um grupo chamado O Abacateiro, que era uma versão local do “Clube da Esquina”, em que reuniam-se pessoas apaixonadas por música, culinária da melhor possível e rodas de conversa que duravam horas e horas seguidas.

 

O Abacateiro tinha reuniões periódicas, hora na casa de um, hora na casa de outro, e que tinha entre os comandantes Tião Pinheiro, Maurício Roriz, Diomar Naves e Eduardo Siqueira Campos. Aliás, foi desse grupo que Eduardo se inspirou para a saudosa Quarta Cultural durante sua gestão como prefeito de Palmas.

 

Os encontros do clube O Abacateiro proporcionavam momentos extraordinários com música da melhor qualidade, assim como a comida sob o comando do chef Maurício Roriz. Desses encontros chegaram a participar ícones como Paulinho Pedra Azul, Léo Pinheiro, Nacha Moreto, Maria Eugênia, J. Bulhões, Juraildes da Luz e tantos outros.

 

Do Abacateiro, em 2015, nasceu o projeto o projeto “Alma Leve, Outros Versos, Outros Cantos”, de autoria de Tião Pinheiro, com show para convidados no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas.

 

No show, a poesia musicada de Pinheiro será interpretada pelos parceiros Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Marcelo Barra, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Nacha Moretto, Beto Naves, Alexandre Castro, Sandro Petrilli, Gilberto Correia e as participações especiais de Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Diomar Naves, Pádua e Amauri Garcia.

 

Tião tem uma história grande dentro da música brasileira. Roberto Carlos e Oswaldo Montenegro são dois dos vários cantores e compositores famosos que fazem parte da trajetória cultural desse Jornalista que adotou o Tocantins como sua terra natal. Tião Pinheiro tem inúmeras composições feitas em parceria com artistas renomados.

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News