Os quatro tripulantes da missão Crew-6 da NASA – dois astronautas norte-americanos, um dos Emirados Árabes Unidos e um cosmonauta russo – partiram na madrugada desta quinta-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX.
O lançamento do foguete Falcon da empresa espacial privada do multimilionário Elon Musk estava inicialmente previsto para segunda-feira, mas foi anulado à última hora por um problema técnico.
O lançamento foi originalmente agendado para segunda-feira, mas foi cancelado devido a um problema nos sistemas terrestres.
Após uma análise completa dos dados e do sistema terrestre, as equipes da NASA e da SpaceX identificaram um filtro entupido no solo como a causa.
As equipes da SpaceX substituíram o filtro, purgaram a linha de fluido de ignição com nitrogênio e verificaram que as linhas estavam limpas e prontas para a nova tentativa de lançamento, de acordo com a NASA.
A tripulação viaja para a ISS para uma missão de seis meses, a primeira para um astronauta do mundo árabe, Sultan al-Neyadi, de 41 anos.